sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Região de Aveiro | A bordo de um kayak na Ria de Aveiro: este sábado à tarde com 275 participantes


Este sábado à tarde, 275 participantes de vários pontos do país e de todas as idades vão concentrar-se na pequena localidade de Veiros para uma experiência única. À sua espera, estão os braços da Ria de Aveiro, mais concretamente um percurso de dois quilómetros de beleza natural. Este é um património único que muitos desconhecem, mas que o 11.º Passeio pelas Ribeiras de Veiros em Kayak – BioRia promete revelar.

Para além do exercício físico e do convívio, os participantes podem usufruir do contacto com a natureza numa zona de grande beleza. Com lotação esgotada, o passeio prevê a passagem por alguns canais da Ria de Aveiro, desde o Esteiro da Moita até ao Esteiro da Ribeira de Veiros, e pelo meio haverá uma paragem “estratégica” no Largo do Laranjo, um dos maiores espaços de “águas abertas” do nosso país, para contemplação da paisagem. Ao longo do percurso, os participantes poderão ser surpreendidos com a presença de várias espécies animais, em especial das aves que aqui ocorrem.

Para além de promover a prática desportiva aquática, este evento dá a conhecer o Património Natural do Município de Estarreja e a sua rede de percursos do BioRia. Este passeio acontece na zona do percurso pedestre e ciclável denominado “Ribeiras de Veiros” que tem uma extensão de 9 kms, desde o Esteiro de Estarreja, em Beduído, à Ribeira Nova, em Veiros. Esta é também uma forma de alertar para a necessidade de preservação do ambiente em especial dos esteiros locais, que têm vindo a ser recuperados pelas autarquias.

A concentração dos participantes está marcada para as 14h no Largo do Senhor da Ribeira junto ao Esteiro da Ribeira de Veiros. Segue-se um aquecimento com uma caminhada até ao Esteiro da Moita, onde, antes de entrarem na água os participantes receberão as instruções necessárias pelos monitores. A organização é da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja.

 Carla Miranda



Nenhum comentário:

Postar um comentário