quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Leiria | “Setembro Dourado” promove sensibilização sobre Cancro Infantil



Ao assinalar 25 anos de existência, a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, promove a iniciativa internacional “Setembro Dourado”, mês em que a sensibilização sobre o cancro infantil adquire um significado especial. 

Reconhecer a cor dourada como símbolo do cancro infantil é o objetivo da Acreditar nesta campanha, por se entender ser a cor da força, da coragem e da resiliência, adjetivos comuns a todas as crianças, jovens e respetivas famílias que passam por esta doença. 

O Município de Leiria associa-se ao “Setembro Dourado” com a colocação no edifício dos Paços do Concelho de uma bandeira com um laço dourado, bem como através da divulgação deste evento simbólico. 

O cancro infantil é uma causa tão importante quanto sensível. Apesar das mudanças que se deram na área da oncologia pediátrica ao longo destes 25 anos, são diagnosticados cerca de 400 casos de cancro pediátrico por ano em Portugal. A taxa de cura ronda os 80%. 

Esta é ainda uma realidade desconhecida e geradora de medos, inseguranças e desigualdades, vivida por muitas famílias. É a principal causa de morte infantil não acidental e, por cada criança diagnosticada com cancro, há cerca de 300 pessoas afetadas, com as alterações que este diagnóstico vem trazer às suas vidas. 

A Acreditar 
É uma rede de partilha e de apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos. Existe desde 1994 para enfrentar os desafios do cancro infantil, minimizando o impacto da doença na família. Mais informações em www.acreditar.org.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário