sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ÁGUEDA | O Programa “O Rio vai à Escola” do projeto LIFE ÁGUEDA inicia novo ciclo de sessões de educação ambiental.


Ambiente e Sustentabilidade

No âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA, biólogas do Fluviário de Mora e do Município de Águeda levaram o rio às salas de aula de Sever do Vouga e de Albergaria-a-Velha.

No dia 13 de dezembro mais de 50 alunos participaram nas sessões de sensibilização e educação para a sustentabilidade com foco na valorização do rio, como património natural e cultural a preservar.

No âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) está a ser implementado o programa de sensibilização para o ambiente e sustentabilidade “O Rio vai à Escola” que visa alertar para os constrangimentos existentes na continuidade fluvial do rio, a problemática da preservação dos recursos hídricos, os impactos que os obstáculos representam para viabilidade das populações de peixes autóctones, bem como divulgar as ações desenvolvidas pelo projeto LIFE ÁGUEDA.

Os alunos de uma turma do 8.º ano (Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga) e duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos do Centro Escolar de Angeja de Albergaria a Velha) tiveram oportunidade de participar nas atividades promovidas pelos técnicos presentes. A temática do rio e dos habitats ribeirinhos, da sua importância enquanto componente de um ecossistema mais alargado e complexo, bem como da necessidade de desenvolver metodologias adequadas para a sua preservação, conseguiram despertar a curiosidade, trazer novos conhecimentos e desafios junto dos participantes.
Este programa destinado a escolas da região da CIRA irá desenvolver-se no decorrer do projeto, até 2022.
A respeito deste programa o dr. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda e Vereador do pelouro do Ambiente, referiu que “a promoção e melhoria dos habitats e biodiversidade das zonas ribeirinhas, representam benefícios a médio e longo prazo que devemos garantir para as gerações vindouras. A sensibilização de crianças e jovens para a preservação dos recursos naturais é o fundamento para uma cultura de sustentabilidade que queremos seja transversal na sociedade.”

O projeto LIFE AGUEDA
O projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreia-marinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.

Para mais informações acerca do projeto, contacte dv-as@cm-agueda.pt, consulte:


Poderá ainda aceder à página de Facebook do projeto LIFE AGUEDA em: https://www.facebook.com/LIFE-%C3%81GUEDA-189377761639848/

Nenhum comentário:

Postar um comentário