sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Águeda vence distinção de Programação Municipal de Desporto do Ano


Em cerimónia realizada no dia 20 de dezembro, em Vila Franca de Xira, o Município de Águeda foi galardoado com o prémio de melhor "Programação Municipal de Desporto do Ano"


Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Águeda tem vindo a efetuar uma aposta sustentada em termos desportivos para o concelho. Afirmar Águeda enquanto um município de referência na área desportiva tem sido o desafio constante na estratégia municipal, que tem vindo a promover políticas desportivas diversificadas que se traduzem num aumento da prática da atividade física e desportiva na população do Concelho, numa lógica que se traduz no próprio slogan desportivo “Desporto é Vida”.

Com o intuito de dinamizar as infraestruturas desportivas existentes e promover o alargamento da atividade física e o crescimento do desporto em Águeda, a Autarquia efetuou um forte investimento na organização e promoção de inúmeras iniciativas desportivas, ações e programas de desenvolvimento educativo e desportivo adaptados a todos os cidadãos, seja de organização própria, seja em parceria com outras entidades, como por exemplo os estabelecimentos de ensino locais, no sentido de permitir aos alunos a possibilidade de terem os seus horários letivos ajustados e planeados para lhes permitirem praticar atividade física e desportiva de acordo com as suas necessidades.

Neste enquadramento, para uma adequada coordenação de todas as atividades que são organizadas no município, anualmente é elaborado um plano de atividades desportivas onde consta toda a programação desportiva municipal a realizar no ano subsequente. A programação desportiva do Município de Águeda apresenta uma grande diversidade de atividades desportivas, as quais se dividem em atividades de prática regular e eventos desportivos.

As atividades de prática regular são coordenadas e desenvolvidas nas infraestruturas desportivas do município e destinam-se essencialmente à vertente de ensino e prática desportiva dos munícipes do concelho, incluindo os cidadãos portadores de deficiência. Neste âmbito, englobam-se as atividades desportivas que decorrem durante todo o ano na Escola Municipal de Natação, no Centro Municipal de Marcha e Corrida, no Centro de Formação Desportiva e no Centro de BTT / Águeda Bike Park, bem como as iniciativas desportivas desenvolvidas pelas clubes e associações desportivas, organizadas em parceria com o Município.

Durante o ano de 2019, foram realizados mais de 60 eventos desportivos no Município de Águeda que abrangeram diversas modalidades. Estes eventos, alguns deles incluídos em provas de campeonatos nacionais e mundiais, estão distribuídos na programação desportiva municipal tendo em consideração os calendários das respetivas Federações Desportivas.

De mencionar que, na mesma cerimónia, o Município de Águeda foi também distinguido com Programa de Desporto Adaptado Recomendado 2019.

Sobre a distinção recebida, Edson Santos, Vice-Presidente do Município de Águeda e responsável pelo pelouro do Desporto disse: "Entendemos que o desporto deve ser prática regular e neste sentido procuramos construir um calendário abrangente, que inclui diferentes modalidades e é direcionado para todos os munícipes. O prémio recebido deixa-nos bastante orgulhosos do trabalho desenvolvido, e quero aproveitar para deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento às organizações do Município que com o seu esforço e entrega contribuíram bastante para este prémio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário