segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Baleia morre com bola de 100 quilos de lixo no estômago

Resultado de imagem para Baleia morre com bola de 100 quilos de lixo no estômago
RTP
Um baleia deu à costa esta quinta-feira, na praia de Seilebost, no Reino Unido, com uma bola de lixo com redes de pesca, cordas, copos de plástico, mochilas e correias.
“Nós andamos pela praia todos os dias e eu levo sempre uma mochila comigo para apanhar o lixo”, diz um dos locais que encontrou a baleia morta. “Foi bastante triste e desesperante ver as redes de pesca e os pedaços de lixo a sair do seu estômago”.

Os membros da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, uma organização que investiga mortes de baleias e golfinhos, dissecaram o corpo da baleia para tentar perceber qual a causa da sua morte.
Na sua página do Facebook, a organização colocou um comunicado onde declara que “o animal não se encontrava em más condições, embora seja plausível que a quantidade de lixo tenha contribuído para a sua morte. Contudo não encontrámos evidências de que o lixo tenha afetado ou obstruído os seus intestinos.”
“A quantidade de plástico que estava no estômago era enorme e isso deve ter comprometido a digestão, e esta morte serve para mostrar os perigos que a poluição marítima tem e aquilo que ela pode causar na vida marítima”.
O animal foi enterrado na praia onde foi encontrado pela guarda-costeira e pelos trabalhadores do Western Isles Council, que também ajudaram a examinar o corpo da baleia.
Segundo os dados da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, os número de baleias e golfinhos que dão à costa sem vida tem aumentado nos últimos anos. Em 2004 foram reportados 204 casos e em 2018 o número aumentou para 930 casos.
Fonte/Foto: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário