sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

BE propõe 150 milhões de euros para parque habitacional público

Resultado de imagem para BE propõe 150 milhões de euros para parque habitacional público
TSF
"Sabem quantas habitações é que o PS está a pensar ter para este parque habitacional público com o Orçamento do Estado que entregou no parlamento? Zero. Nem uma. Esqueceram-se", afirma Catarina Martins.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, acusa o Governo de se ter esquecido da promessa eleitoral dos 150 milhões de euros no Orçamento do Estado para o parque habitacional público, anunciando a apresentação na especialidade desta proposta do PS.
Catarina Martins discursava esta quinta-feira à noite na sessão promovida pelo BE, no Fórum Lisboa, para assinalar os dois anos de mandato autárquico em Lisboa, com um executivo formado na sequência do acordo com o PS, tendo guardado os últimos minutos da sua intervenção para o Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020).
Lembrando "um grande debate de números" entre BE e PS durante a campanha eleitoral que teve um dos centros no investimento num parque público habitacional, a coordenadora do BE afirmou que o PS, numa "espécie de adenda ao seu programa eleitoral a que chamou impacto financeiro das medidas do programa eleitoral do PS", inscreveu "um parque habitacional público de habitação a custos acessíveis com 25 mil habitações até 2024", num total 600 milhões de euros, correspondendo "a um valor médio anual de 150 milhões de euros"
"Sabem quantas habitações é que o PS está a pensar ter para este parque habitacional público com o Orçamento do Estado que entregou no parlamento? Zero. Nem uma. Esqueceram-se. Têm sido esquecidos. Já a taxa da celulose que era importante para financiar as espécies de crescimento lento nas florestas, esqueceram-se também", criticou.
Assegurando que "já o Bloco não se esquece do seu mandato e também não se esquece do que foi dito em campanha eleitoral", Catarina Martins aproveitou para fazer um anúncio de uma proposta de alteração a apresentar agora na fase da especialidade do OE2020.
"Para que o Orçamento do Estado 2020 não tenha zero casas de parque habitacional público e para que o Partido Socialista possa cumprir a promessa que fez em campanha eleitoral, o Bloco de Esquerda vai apresentar na especialidade do Orçamento nem mais nem menos do que 150 milhões de euros em 2020, para começar a criar este parque habitacional público para habitações acessíveis", antecipou.
A líder bloquista deixou claro que este "não é o valor que o BE propunha", mas, sim, "o valor que o PS prometeu e que terá agora a oportunidade de votar no Orçamento do Estado".
Segundo Catarina Martins, a necessidade de um parque habitacional público foi uma medida à qual se chegou a acordo de que seria a única possibilidade de ter uma resposta à habitação consequente.
"Isto estava presente quando fizemos o acordo em Lisboa e talvez se lembrem que na última campanha eleitoral entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista houve um grande debate sobre números e um dos centros desse debate era precisamente o investimento num parque público habitacional para garantir habitações a preços acessíveis à generalidade das pessoas", recordou.
O PS, segundo a dirigente bloquista, dizia "na altura que o BE tinha feito mal as contas, que queria muito dinheiro".
"Depois lá reconheceu que as contas do Bloco de Esquerda até estavam bem feitas, que o PS fazia as mesmas, mas queria menos casas. Nós dizíamos que para regular o mercado é preciso um investimento num parque habitacional público em quatro anos que pudesse chegar às 100 mil casas. O PS dizia 25 mil, mas lá escreveu", relatou.
A primeira parte do discurso de Catarina Martins foi dedicada a estes dois anos em que o BE chegou à vereação da Câmara de Lisboa e assumiu pelouros devido a um acordo com o PS.
A líder do BE enalteceu a "forma diferente" dos bloquistas assumirem as suas responsabilidades e as soluções novas encontradas "de que nunca se tinha ouvido falar no país".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário