sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Reabilitação do Coreto do Jardim Público já está em execução


Começou no início do presente ano a obra de reabilitação do Coreto do Jardim Público. Após ter ficado seriamente danificado devido ao acidente ocorrido há cerca de um ano com a queda da grua de apoio à obra do Palácio de D. Manuel, o secular coreto que identifica o Jardim Público de Évora vai voltar a erguer-se completamente renovado. A obra está a cargo da TPS – Teixeira Pinto & Soares, SA, a mesma empresa que executa a reabilitação do Palácio de D. Manuel.

Devido à gravidade dos danos causados na estrutura, o plano de trabalhos prevê a remontagem de raiz de todos os componentes, como forma de garantir a respetiva estabilidade. Está previsto o reaproveitamento de todos os elementos originais que for possível e utilizadas réplicas para os que se apresentam danificados. Serão também respeitadas as técnicas construtivas originais, cumprindo o objetivo de preservar a autenticidade histórica e material do coreto.

A obra de reabilitação desenvolve-se agora em paralelo com os trabalhos de requalificação do Palácio de D. Manuel, estando a respetiva conclusão prevista, em ambos os casos, antes do final do primeiro semestre de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário