domingo, 26 de janeiro de 2020

Resultado negativo para caso suspeito de coronavírus em Lisboa

Controlos sanitários numa estação ferroviária de Xianning, a norte da cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do novo coronavírus Martin Pollard - Reuters
A Direção-Geral da Saúde anunciou esta manhã que foi negativo o resultado dos testes efetuados ao homem internado no sábado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção com o novo coronavírus originário da China.
“A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas”, lê-se em comunicado publicado no portal da autoridade sanitária.

No sábado, a DGS adiantara que o doente, regressado da China, onde esteve em Wuhan, na província de Hubei, o epicentro da nova pneumonia viral, estava “sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa”.
O Hospital Curry Cabral, na capital portuguesa, é a unidade de referência para casos suspeitos de infeção com o coronavírus.


“Já foi publicada no site da DGS uma orientação sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV), com os procedimentos a adotar pelos profissionais em caso de suspeita ou confirmação de caso de infeção, tendo ainda sido produzidos materiais informativos -cartazes e folhetos - para divulgação nos aeroportos, portos e unidades de saúde”, adianta ainda a entidade liderada por Graça Freitas na nota deste domingo.

A Direção-Geral indica que os materiais informativos “foram afixados no Aeroporto de Lisboa e divulgados através das autoridades de saúde regionais e parceiros da DGS noutros pontos de Portugal Continental, Madeira e Açores, além das plataformas de divulgação da DGS”.

“A DGS mantém-se atenta e a acompanhar a situação, em articulação permanente com instituições/organizações nacionais e internacionais para adoção de medidas a nível nacional e em consonância com as recomendações que forem sendo emitidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo European Centre for Disease Prevention and Control(ECDC)”, lê-se no mesmo texto.

Reforço do apoio a cidadãos portugueses na China

O Governo adiantara na tarde de sábado estar a cooperar com outros países europeus no sentido do reforço do apoio a cidadãos nacionais retidos em Wuhan, a cidade chinesa onde foram detetados os primeiros casos do vírus 2019-nCov.

Ouvida pela agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas não excluiu retirar os portugueses daquela região.

“Estamos em contacto com os cidadãos e a cooperar com outros países europeus para procurar reforçar o apoio aos compatriotas portugueses retidos”, afirmou a fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

RTP

(em atualização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário