segunda-feira, 30 de março de 2020

SAÚDE | Relatório da CIA de 2005 previu uma pandemia com origem na China em 2020



Há 15 anos atrás...
The CIA Report: Como o Mundo Será em 2020, Editora Bizâncio, na edição portuguesa
Um estudo da CIA antecipou “o aparecimento de uma nova doença respiratória humana virulenta, extremamente contagiosa, para a qual não existe tratamento adequado”. E fala especificamente sobre o coronavírus.

O relatório foi escrito em setembro de 2005, mas poderia ter sido feito hoje. Dessa forma, as previsões contidas nas mesmas são premonitórias.

O documento, mantido em segredo até o jornalista francês Alexandre Adler o revelar em um livro (The CIA Report: Como o Mundo Será em 2020, Editora Bizâncio, na edição portuguesa), previa “um possível desenvolvimento de uma pandemia mundial”.

Escrito por 25 especialistas em política internacional do Conselho Nacional de Inteligência da CIA, o relatório descreve uma análise das principais tendências do mundo no futuro. Nele antecipava-se “o aparecimento de uma nova doença respiratória humana virulenta, extremamente contagiosa, para a qual não existe tratamento adequado, poderá desencadear uma pandemia mundial.” Um cenário que hoje conseguimos reconhecer perfeitamente.

Alguns detalhes do relatório são assustadoramente semelhantes ao que estamos a viver agora: “Se se declarar uma zona pandémica, será sem dúvida numa zona de forte densidade populacional, de grande proximidade entre seres humanos e animais, como acontece na China e no Sudeste Asiático”.

O contágio global também foi previsto no relatório: “Apesar de se restrições às deslocações internacionais, viajantes com poucos ou nenhuns sintomas poderiam transportar o vírus para outros continentes. Os doentes seriam cada vez mais numerosos, aparecendo novos os casos todos os meses”.

Fοnte: visao.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário