terça-feira, 19 de maio de 2020

Aveiro | Alargamento das áreas das esplanadas para o Comércio com isenção de taxas até ao final do ano


Combate ao Coronavírus 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de acordo com o que prevê a “Ação 5 – Gestão da Utilização do Espaço Público” do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19”, decidiu implementar desde já a autorização aos espaços comerciais para que possam alargar as suas áreas de esplanada, aplicando a isenção de taxa de ocupação de espaço público, da área base e da área alargada, até 31 de dezembro de 2020.
As autorizações emitidas pelas CMA derivam de uma avaliação caso a caso das solicitações dos agentes económicos, tem em conta a área disponível do local, sem comprometer a circulação pedonal na via pública, as acessibilidades para cargas e descargas e o acesso a veículos de segurança e socorro.
Esta é uma medida que antecipa a Fase 3 do referido Programa de Ação de Apoio, que visa o relançamento da Atividade Socioeconómica no período pós-crise Covid-19.

 Aumento da oferta de Transportes Públicos para responder ao Ensino Secundário
- Combate à Pandemia do Coronavírus –
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a sua Concessionária de Transportes Públicos rodoviários e fluviais, Transdev / ETAC / Aveirobus, na sequência da retoma das aulas em regime presencial para os alunos do 11.º e do 12.º ano, procederam à atualização do Plano Excecional da Aveirobus com o aumento significativo das carreiras no período de almoço e tarde. Este novo plano entrou em vigor hoje, segunda-feira, dia 18 de maio.
Os percursos da Linha 1 e da Linha 3 (Cacia – Aveiro / Aveiro – Cacia), da Linha 6 (Oliveirinha – Aveiro / Aveiro – Oliveirinha) e da Linha 10 (Verba – Aveiro / Aveiro – Verba), receberam o aumento de percursos entre as 12h30 e as 13h30. A Linha 13 que comporta a ligação fluvial a São Jacinto recebeu o aumento de um novo percurso às 14h00 entre Aveiro e o Forte da Barra e ligação a São Jacinto e de outro percurso às 16h20 no sentido inverso, de São Jacinto ao Forte da Barra e consequente trajeto para o centro da Cidade de Aveiro.
Todas as novas ligações são válidas apenas para os dias úteis, de segunda a sexta-feira.
As principais alterações introduzidas a 04 e a 18 de maio ao plano de oferta de serviços que vigora desde 25 de março 2020, garantem:
- Aumento substancial da oferta, com a reativação do pagamento pela utilização;
- Garantia de resposta às necessidades dos alunos que retomem as aulas presenciais;
- Desenvolvimento de campanhas de distribuição de máscaras para oferecer aos compradores de passe mensal;
- Intensificação das operações de desinfeção dos autocarros e embarcações;
- Manutenção dos “transportes a pedido”.
Durante este período e até novas indicações manteremos o serviço de “transportes a pedido” para responder a necessidades pontuais dos Cidadãos, dentro das Linhas Aveirobus e fora dos horários em vigor neste novo plano, cuja utilização se pode solicitar fazendo marcação até às 17.00 horas do dia anterior, pelo número de telefone 915 047 702.
A CMA e a Transdev / ETAC / Aveirobus, considerando a absoluta excecionalidade da situação que estamos a viver, têm em vigor desde o dia 25 de março 2020, com a devida atualização a 04 e a 18 de maio 2020, no âmbito do Combate à Pandemia do Coronavírus, um plano excecional para a oferta dos transportes públicos AVEIROBUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário