sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Test drive de bicicletas de bambu na Rota da Bairrada e no Velódromo Nacional

 A “bambu Bicycles” está a realizar “test-drives” com bicicletas de bambu, no espaço da Rota da Bairrada (Estação da CP), na Curia, e no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

Este projeto está a ser desenvolvido, há mais de um ano, por dois jovens anadienses, Joana Saavedra e Tiago Saavedra, na Curia, com o objetivo de produzir bicicletas em bambu.

Os jovens empreendedores convidam os anadienses e os bairradinos a experimentar esta bicicleta feita a partir de um material diferente, bambu, mais amigo do ambiente, proporcionando um meio ambiente mais sustentável.

De referir que o projeto teve a sua origem na China onde estes jovens anadienses descobriram as bicicletas de bambu, tendo, na ocasião, ficado maravilhados pelo seu design e beleza.

Os mentores do projeto dizem que o seu objetivo é promover o bem-estar e um estilo de vida saudável e, simultaneamente, inspirar e atrair novos utilizadores para o uso da bicicleta, criando assim um desenvolvimento mais sustentável.

Pretendem criar novas opções de mobilidade utilizando o bambu como material principal na construção dos quadros das bicicletas.

O Bambu é a planta da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 géneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa.

O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário