quinta-feira, 12 de novembro de 2020

APPACDM Coimbra vence prémio Criar Para Inovar


A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM) participou, no dia 3 de novembro, no Encontro Virtual do Prémio “Criar Para Inovar” da HUMANITAS - Federação Portuguesa Para a Deficiência Mental.

A instituição apresentou dois projetos de inovação social na área da deficiência intelectual, sob temáticas como a reciclagem e a cultura, tendo este último sido distinguido na edição de 2020. Desenvolvido em parceria com vários espaços culturais de Coimbra, como o Exploratório, o Jardim Botânico, o Convento São Francisco e o Museu Nacional de Machado de Castro, o projeto “A Cultura Também É Para Nós” foi o vencedor do prémio.

Este trabalho procura promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual nos espaços culturais, através da implementação de guias em linguagem simplificada e de uma prévia preparação da visita do grupo com “pontes visuais” - uma forma de bilhete que explica o que os utentes vão visitar, quando e onde.

Álvaro Laborinho Lúcio, escritor, ex-ministro da Justiça, jurista, professor universitário e presidente do júri do Prémio Criar Para Inovar, descreveu “A Cultura Também É Para Nós” como “um projeto que não olha a pessoa com deficiência para tentar promover uma qualquer utilidade, mas que a olha como pessoa, ponto final”. Acrescentou ainda que a iniciativa vencedora “contribui para a anulação do estigma e do estereótipo, e também para a definição
de diferenças que fazem com que neguemos acesso a determinados bens ou a capacidade de a eles chegar”.

A somar a esta iniciativa, a APPACDM Coimbra apresentou ainda outro projeto, este desenvolvido na sua Unidade Funcional de Arganil, o ArgusRecycling.

Sensibilizando a comunidade para reduzir, reciclar e reutilizar, o projeto recolhe, separa e prensa materiais recicláveis para posterior valorização. Tem como objetivos melhorar as condições ambientais da localidade, aumentar a sustentabilidade financeira da unidade da APPACDM em Arganil e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual.

O Prémio Criar Para Inovar distingue projetos no âmbito da deficiência intelectual que se destacam pelo enriquecimento intelectual, pelo impacto nos meios de comunicação social e na sociedade e pela mudança de atitudes e comportamentos da sociedade em que se desenvolve.

A HUMANITAS, da qual a APPACDM Coimbra é associada, representa mais de 5000 pessoas com deficiência intelectual, apoiadas por mais de 30 instituições em todo o território português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário