sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Ansião | Medidas Locais Covid-19 debatidas em mesa redonda

O Auditório Municipal acolheu, no passado dia 9 de dezembro, uma mesa redonda subordinada ao tema “Medidas Locais Covid-19”, numa iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G de Ansião (CLDS4G).

O debate, que aconteceu no dia em que o Concelho de Ansião passou a integrar o grupo de concelhos com nível muito elevado de contágio pelo novo coronavírus, contou com a participação de vários parceiros locais, nomeadamente a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Ana Rocha, a Vereadora com o pelouro da Ação Social, Cristina Bernardino, uma Psicóloga do CLDS4G, Delfina Gaspar, a Diretora do Agrupamento de Escolas, Ermelinda Mendes, o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários, José Antunes, e a Delegada de Saúde Local, Natércia Veloso.

Numa abordagem transversal da temática que nos tem acompanhado diariamente nos últimos meses, o objetivo da iniciativa era alertar a comunidade para a importância dos procedimentos preventivos a adotar e dar a conhecer as medidas locais implementadas, esclarecendo algumas dúvidas da população.

Destes esclarecimentos, destacam-se as medidas restritivas que a população tem de cumprir até à reavaliação da situação epidemiológica, prevista para o dia 23 de dezembro, e a justificação para o nível de risco do concelho, já anteriormente apresentada em comunicado à população pelo Presidente da Câmara Municipal, que se prende com o rácio de infetados pela doença nos últimos 15 dias pelo número de habitantes do concelho.

Todos os procedimentos e medidas e comportamentos de segurança a adotar em diversas situações, como casos com sintomas ou casos infetados, e contextos, incluindo a escola, foram explanados pela Delegada de Saúde e pela diretora do agrupamento de escolas, respetivamente.

Na perspetiva dos Bombeiros Voluntários, o principal agente de Proteção Civil Municipal, a pandemia obrigou a uma grande e constante adaptação na prestação dos serviços de socorro no sentido de cumprir escrupulosamente todas as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, e implicou um aumento muito considerável da despesa, a qual tem sido colmatada com sucessivos apoios da autarquia.

Valorizar o positivo, estabelecer contacto social, ainda que não física ou proximamente, e fazer atividades que nos dão prazer, são, conforme referido pela psicóloga do CLDS, algumas das técnicas que podem ser utilizadas para combater o estado de ansiedade gerado não só pela doença ou possibilidade de a contrair, como por todas as alterações que o contexto pandémico veio impor ao nosso quotidiano.

Coube à Vereadora da Ação Social da autarquia informar acerca dos apoios que o município tem disponibilizado e continuará a disponibilizar a toda a população, particularmente à camada sénior e mais vulnerável, louvando o trabalho que tem sido realizado a este nível não só pela equipa do CLDS, como pelo Gabinete de Ação Social. Louvou igualmente as cerca de 30 pessoas que se disponibilizaram para integrar o Banco Local de Voluntariado, prontas para prestar apoio imediato.

Já no fecho da sessão, a Delegada de Saúde reforçou a necessidade do cumprimento de todas as orientações das autoridades de saúde e das medidas restritivas definidas pelo governo no sentido de mitigar a propagação da doença.

A sessão foi transmitida em direto pela Ansião TV, estando disponível na sua página de Facebook e na do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário