terça-feira, 24 de novembro de 2020

Leiria vai ter Parque Verde em Porto Moniz com oito hectares


Um Parque Verde com cerca de oito hectares vai ser construído em Porto Moniz e Santa Clara, Leiria, oferecendo um novo espaço verde de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas, um investimento de € 1.278.651,07 referente ao pagamento de compensações que decorre da lei no âmbito de licenciamento de um loteamento. 

A proposta resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria, propõe a criação de uma ligação forte através de ciclovias e circuitos pedonais potenciando o ecossistema existente e valorizando o crescimento da cidade de Leiria. Este parque reforça a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis, com vista à articulação com os circuitos existentes do POLIS. 

Serão construídas duas pontes no parque de modo a permitir atravessamento entre margens do rio Lena no parque e serão instalados equipamentos no circuito de manutenção e, ao nível da vegetação, privilegia-se a opção por elencos regionais e autóctones, por serem os que apresentam maior resiliência e que estiveram durante muitas décadas em regressão, sendo necessário ampliar agora o seu peso no território. 

Está prevista a introdução de várias espécies, como o amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta. 

Este parque terá duas zonas com equipamento infantil, uma para crianças até aos quatro anos e outra para crianças dos quatro aos 14. 

A infraestrutura será também dotada de equipamentos geriátricos e desportivos, incentivando à prática desportiva no parque, abrangendo todas as faixas etárias, num parque para todos desfrutarem da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário