terça-feira, 24 de novembro de 2020

Pombal disponibiliza recursos humanos para auxiliar Autoridade de Saúde Pública


A Câmara de Pombal transmitiu à Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral a sua disponibilidade em afetar recursos humanos para auxílio neste momento de pandemia à Covid-19.

A decisão surge após uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil que reuniu na manhã de segunda-feira, 23 de novembro, para analisar a evolução da situação epidemiológica no concelho e as medidas que serão aplicadas no território depois de Pombal ter sido integrado na lista dos concelhos de risco muito elevado.

A iniciativa visa reforçar a capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública, designadamente para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e seguimento de pessoas em vigilância ativa. Por outro lado, considera-se que o atual quadro de pandemia exige rapidez e flexibilidade de
respostas, nomeadamente no que respeita à garantia de regular o funcionamento das escolas, o acompanhamento e apoio de pessoas dependentes, quer sejam crianças, quer sejam adultos e idosos, assim como a limpeza e higienização de espaços públicos, o município criou uma Bolsa de Recursos Humanos de Emergência.

Na área da Educação, foram acionadas recentemente seis contratações, por um período de três meses, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal. Tratam-se de assistentes operacionais que foram afetadas às escolas e jardins de infância do concelho, permitindo um reforço e uma mobilidade em casos identificados pelos respetivos agrupamentos de escolas.

O município acionou o apoio ao Agrupamento de Escolas de Pombal, afetando dois recursos humanos nas horas de maior afluência nas entradas e saídas da Escola Secundária e da Escola Marquês de Pombal, em articulação com o programa “Escola Segura”.

Já na área da Ação Social, visando assegurar a capacidade de resposta das instituições e das famílias em isolamento profilático, o município viu aprovada a candidatura apresentada à Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde. Assim, foram aprovados oito recursos humanos para a categoria de Assistente Operacional, cujas principais funções assentarão, de uma maneira geral, na prestação de serviços relacionados com a limpeza, higienização e manutenção dos espaços e zonas adjacentes, substituição de roupas de cama e de casa de banho, bem como do vestuário dos utilizadores, e, ainda, a prestação de cuidados de higiene pessoa, alimentação e conforto dos mesmos.

Foi afetada, igualmente, uma técnica superior na área das Ciências Sociais, com vista à gestão das equipas e espaços, bem como a articulação entre os diversos serviços da comunidade e das famílias. O processo de recrutamento dos referidos meios está a passar pelos gabinetes de inserção profissional de Pombal e da Guia.

De salientar que, ainda no âmbito da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, para além de acionar uma equipa multidisciplinar para acompanhar e monitorizar a situação epidemiológica (tal como já aconteceu no início da pandemia), o município passará a reportar diariamente às juntas de freguesia a informação, mais detalhada possível, sobre os casos epidemiológicos em cada uma das freguesias, divulgada pela Autoridade de Saúde Pública. Dotadas desta informação, as autarquias poderão efetuar um melhor acompanhamento dos casos ativos e/ou isolamento, designadamente na sensibilização para o dever geral de recolhimento domiciliário e na sinalização junto das forças e serviços de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário