sábado, 8 de maio de 2021

Câmara de Águeda promove o IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento

 Evento está a decorrer até dia 22 e tem o seu ponto alto na cerimónia agendada para dia 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.

Pelo quarto ano consecutivo e ao longo do corrente mês de maio, a Câmara Municipal de Águeda, através da Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), do Centro de Juventude de Águeda (CJA) e do Águeda Living Lab (ALL), numa estratégia de atuação alinhada com a agenda determinada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, está a promover o IV Encontro da Diversidade Cultural e do Diálogo para o Desenvolvimento.

O programa deste conjunto alargado de atividades arrancou na quarta-feira com uma iniciativa online e prolonga-se até dia 22, tendo o seu ponto alto no dia 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, com uma cerimónia no pátio da BMMA.

“Promover o diálogo e a diversidade são premissas que têm sido defendidas pela Câmara de Águeda nas suas várias atividades, seja na área cultural ou outras, porque acreditamos que a diferença produz um desenvolvimento sustentável”, disse Elsa Corga, Vereadora da Cultura, Educação, Ação Social e Juventude da Câmara Municipal de Águeda.

Através de diversos momentos de celebração da diversidade cultural, entre programação de eventos nas redes sociais e partilhas, conversas e oficinas, a Câmara Municipal convida a população para o convívio e a descoberta das culturas que compõem a identidade do território de Águeda, bem como a criar novas formas de diálogo entre elas.

O programa sugerido pela BMMA, o CJA e o Águeda Living Lab convida a população a participar nas diversas atividades, seja através das respetivas páginas de Facebook, nos eventos online, seja inscrevendo-se nas atividades presenciais que decorrerão no pátio da BMMA, cumprindo todas as normas determinadas pela Direção-Geral de Saúde.

Todas as atividades da BMMA, desde a “Hora do conto”, “Histórias Giratórias”, “Porque hoje é sábado…” são dedicadas à temática da inter/multiculturalidade, e a programação inclui oficinas bem como conversas à volta do tema.

Os jovens voluntários europeus do Centro de Juventude, sendo muito ativos na divulgação de valores europeus e da valorização das diferenças culturais, criaram conteúdos especialmente para este evento, promovendo as suas culturas e partilhando os seus conhecimentos sobre esta temática.

Os voluntários convidam também a comunidade europeia a partilhar vídeos de receitas culinárias multiculturais no grupo Multicultural Cooking no Facebook e a assistirem a todo o programa do evento em https://www.facebook.com/groups/543591966564480.

 

Jogos e conversas temáticas

Nos dias 12, 14 e 19 de maio, sempre às 17 horas, no pátio da BMMA, terão lugar um conjunto de atividades sobre esta temática: um jogo-oficina sobre interculturalidade, intitulado “Travelling from home” (dia 12), destinado a jovens e realizado em inglês por Marta Castilho (voluntária do CJA); uma oficina intitulada “A cultural tour of the world” (dia 14), onde serão abordadas as culturas minoritárias do mundo, realizada em inglês por Elizabeth Harland (do CJA); e a oficina “Conquering Racism” (dia 19), que versará sobre o combate ao racismo e será realizada em inglês por Apesksha Bhakta (CJA).

Em formato online, decorrerá, no dia 20, às 10 horas, uma conversa entre um representante da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, CJA e BMMA e, no dia seguinte, serão publicados online alguns contos de tradição oral dos 5 continentes, que será apresentados pelo Serviço Educativo da BMMA.

O evento terá ainda um momento solene e cultural, agendado para a tarde do dia 21 de maio, às 18 horas, com a leitura da Declaração da Diversidade Cultural da UNESCO em várias línguas, e com uma cerimónia oficial, que contará com a presença de Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda; Elsa Corga, Vereadora da Cultura; e Luís Alves, diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

Refira-se que os eventos presenciais, embora gratuitos, estão sujeitos a lotação limitada e por isso com inscrição obrigatória, através de formulário próprio ou enviando e-mail para bmma.educativo@cm-agueda.pt.

No âmbito desta iniciativa, pode ainda ser apreciada uma vitrine alusiva ao tema da diversidade, no espaço do Águeda Living Lab (ALL), situado na Rua Luís de Camões.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar os eventos na página do Facebook da BMMA (facebook.com/BibliotecaMunicipalManuelAlegre/) e do CJA (facebook.com/cjagueda/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário