segunda-feira, 14 de junho de 2021

Castelo de Vide inaugura Museu de Tifologia e Centro de Arte eCultura FNSE


A Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE), em Castelo de Vide, inaugura no próximo dia 15 de junho (terça-feira) o Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia ( 1ª fase) e o início do funcionamento do seu novo Centro de Arte e Cultura.
A cerimónia de inauguração antecederá a sessão de abertura do I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia “A Cegueira em Contexto Científico” que decorre de 15 a 17 de Junho em “streaming” a partir de Castelo de Vide.

Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia

Instalado numa edificação existente sobre um baluarte seiscentista, o Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia inclui o espólio histórico da Fundação na área da tiflologia e outras contribuições que lhe foram confiadas, constituiu o Centro de Investigação em Tiflologia, uma Biblioteca Braille disponível para consulta e investigação, e inclui um Jardim Sensorial no espaço exterior adjacente onde já está a ser desenvolvido o projeto tecnológico “Pôr as árvores a falar” ou “As Oliveiras Dialogantes”.

O Centro de Investigação em Tiflologia Professor Augusto Deodato Guerreiro vai permitir o desenvolvimento de projetos de investigação numa nova ciência - a “tiflolociência“ - e este projeto das “árvores dialogantes” permitirá instalar no Jardim Sensorial, diversas outras formas tecnológicas de aflorar os sentidos.

Exposição "Aromas que nos guiam"
A abertura do Centro de Arte e Cultura FNSE será feita com a inauguração da exposição "Aromas que nos guiam" que tem a curadoria de Lúcia Bertazzo, Doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona, Cátedra Unesco.

Este novo CAC - Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança apresentará uma programação regular, assente no diálogo com o território, que já está definida até ao final do corrente ano.

A missão cometida ao centro é a de proporcionar ao público a possibilidade de acesso universal a objetos artísticos transversais às várias áreas da criação, bem como promover o desenvolvimento de novos projetos, apoiando o desenvolvimento humano, social e económico através de programas de educação pela arte e interação transgeracional.

Congresso reúne 28 conferencistas de 6 países

O I Congresso Internacional Ciência e Tiflologia reúne uma plêiade de 28 conferencistas de 6 países que farão em conjunto entre 15 e 17 de Junho um ponto de situação sobre a investigação em tiflologia. Os trabalhos decorrem em “streaming” (à distância) e as inscrições são gratuitas.

A Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE)

Fundada em 1863, a Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE) teve a sua génese na criação de dois Asilos: o Asilo de Cegos de Castelo de Vide, com o objetivo de albergar cegos de todas as faixas etárias, e o Asilo do Espírito Santo, com a finalidade de alimentar temporariamente, menores órfãos e meninas sem-abrigo. Em 11 de novembro de 1987, verificou-se a integração das duas entidades na atual Fundação Nossa Senhora da Esperança.

Atualmente, a Fundação gere duas estruturas residenciais para idosos, o Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura FNSE.

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça
Fonte: NCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário