segunda-feira, 14 de junho de 2021

“Operação Brincar” concluída: Câmara Municipal de Vouzela beneficiou espaços exteriores dos jardins e escolas do primeiro ciclo do concelho


Está concluída a primeira fase da “Operação Brincar”, um projeto que visa beneficiar os recreios escolares, tornando-os mais aliciantes e desafiadores para todas as crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Com o objetivo de promover a autonomia para o desenvolvimento das habilidades motoras, bem como promoção do ato de brincar, enquanto atividade livre não orientada, pretendeu-se conceber equipamentos lúdicos, estimuladores da atividade física, tendo por base uma perspetiva ecológica e sustentável, na medida em que a reutilização de materiais acompanha, de forma transversal, todas as fases do projeto.
De forma a tornar os espaços mais atrativos, o projeto englobou pinturas nas paredes e no chão (jogos de perícia e precisão) e construção de material lúdico com pneus e madeira (brinquedos de balanço, percursos de equilíbrio, transposição de obstáculos, bancos para contar/ouvir histórias).
O processo iniciou com a realização de um diagnóstico de cada espaço existente e por uma avaliação do que é exequível concretizar em cada um. Posteriormente, foi elaborado um dossier para cada recreio escolar tendo em conta os parâmetros: caracterização do espaço e material existente; nível de ensino; número de alunos; plano de melhoria; material necessário; e existência de espaços de recreio e lazer na zona envolvente.
O projeto foi desenvolvido pelo gabinete de Desporto em parceria com o Gabinete de Educação, a Biblioteca Municipal e os agrupamentos de escolas do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário