segunda-feira, 14 de junho de 2021

Dia Mundial do Dador de Sangue 14 de junho de 2021

Embora em Portugal o Dia Nacional do Dador de Sangue se comemore a 27 de março, comemora-se a 14 de junho o Dia Mundial do Dador de Sangue.

Esta iniciativa, da Organização Mundial da Saúde, tem como objetivo sensibilizar a nível global para a necessidade de sangue e componentes sanguíneos e por outro lado agradecer o contributo inestimável dos dadores de sangue voluntários, anónimos e não remunerados, para os sistemas de saúde nacionais. O sangue e componentes sanguíneos salvam todos os dias, em todo o mundo, milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos doentes.

Este ano o tema do Dia Mundial do Dador de Sangue é “Dê sangue e mantenha o mundo a bater”. A mensagem destaca a contribuição essencial dos dadores de sangue para manter o mundo a pulsar, salvando vidas e melhorando a saúde de outras pessoas. Reforça o apelo para que mais pessoas em todo o mundo deem sangue regularmente e contribuam para uma saúde melhor. Um foco especial da campanha deste ano é o papel dos jovens, sendo este grupo populacional, cheio de idealismo, entusiasmo e criatividade, extremamente importante para desenvolver iniciativas que visam a obtenção de sangue seguro.

Em Portugal para mantermos a reserva estratégica nacional necessitamos que os dadores façam a sua dádiva de forma regular e faseada ao longo do tempo.

Queremos pois neste dia agradecer aos dadores de sangue e criar uma consciência pública mais ampla sobre a necessidade da dádiva de sangue regular e gratuita; encorajar os jovens a abraçar este chamamento e inspirar outros a fazer o mesmo e celebrar o papel dos jovens como parceiros na promoção da saúde.

Em 2021 a nossa vontade de agradecer aos dadores de sangue e reconhecer a sua importância não só se mantêm intacta como poderemos mesmo dizer que cresceu, uma vez que nem a pandemia nem o confinamento demoveram aqueles que exercem este ato de cidadania e amor ao próximo.

Assim o Conselho Diretivo do IPST, neste dia Mundial do Dador, agradece a todos os dadores de sangue, nomeadamente aos dadores da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do concelho de Aveiro, ADASCA, e aos seus dirigentes na pessoa do Presidente desta associação Sr. Joaquim Manuel da Conceição Carlos, pelos valiosos serviços prestados à comunidade. A transfusão de sangue depende de um gesto que é a dádiva e de uma vontade que é a solidariedade.

Maria Antónia Escoval
Presidente do Conselho Diretivo do IPST
Lisboa, 14 de junho de 2021

Leiam o Boletim InfoADASCA, edição nº. 10 através deste link http://www.adasca.pt/node/1446

Nenhum comentário:

Postar um comentário