segunda-feira, 14 de junho de 2021

Com números da Covid-19 a subir, Reino Unido adia fase final do desconfinamento

A última fase do plano de desconfinamento será atrasada quatro semanas, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou esta segunda-feira que o plano de desconfinamento em curso será atrasado em quatro semanas. Em causa está o aumento de novos contágios provocados pela variante Delta, identificada na Índia.

"Pelos dados que disponho agora, estou confiante de que não precisaremos de mais de quatro semanas e não precisaremos ir além de 19 de julho", explicou o chefe do executivo britânico.

Nos últimos sete dias, entre 08 e 14 de junho, a média diária foi de nove mortes e 7.439 casos, o que corresponde a uma subida de 11,9% no número de mortes e de 45,5% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores.

O agravamento da situação é atribuído à variante Delta, considerada 60% mais transmissível do que a variante Alpha, a qual ultrapassou para se tornar dominante no Reino Unido.

O Governo britânico tinha previsto levantar todas as restrições em Inglaterra, deixando de impor limites aos grupos de pessoas em espaços fechados, permitindo o regresso em pleno de atividades como o teatro e concertos, mas a imprensa britânica antecipa um adiamento de duas a quatro semanas.

Apesar de as vacinas mostrarem alguma eficácia em evitar sintomas graves da doença, o número de hospitalizações tem estado a crescer, sobretudo de adultos que ainda não foram imunizados.

Desde dezembro foram inoculadas 41.698.429 pessoas com uma primeira dose de uma vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 79,2% da população adulta.

Um total de 29.973.779 pessoas, ou 56,9% da população adulta, já receberam também a segunda dose.

Lusa / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário