terça-feira, 27 de julho de 2021

Aveiro | Começou a construção da nova rotunda a nascente do túnel de Esgueira

 

Tiveram início os trabalhos de construção de uma nova rotunda a nascente do “Túnel de Esgueira”, na Rua de Viseu, num investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 845.920,97€, em execução pela empresa Construções Carlos Pinho Lda, visando melhorar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira e à Avenida Vasco Branco.

A empreitada começou pela preparação do terreno que vai propiciar a ligação da nova rotunda à Rua Pedro Vaz D’Eça, com passeios, paragens de autocarro e baias de estacionamento.

Vamos providenciar a boa implementação da rotunda à Rua Padre José Maria Taborda e à Avenida Manuel Maria da Rocha Colmieiro, e cuidar dos espaços verdes e da arborização no local.

De acordo com o previsto no Plano de Ação para a Regeneração Urbana do PEDUCA / Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, a construção desta rotunda faz parte do projeto global que vai trazer também uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira” e a requalificação urbana do Túnel (incluindo a reabilitação dos painéis de cerâmica), que se encontra em fase final de projeto.

AVEIRO REFORÇA APOSTA NO ENSINO PROFISSIONAL NA COMPONENTE NÁUTICA

Assinatura de acordo de cooperação com a Iniciativa Educação e Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinou um acordo de cooperação com a Iniciativa Educação (Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação) e com a EFTA (Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro), no qual se formaliza a criação do Curso Profissional de Técnico de Turismo, com componente náutica.

Trata-se de uma oferta de grande relevância para o Município e Região de Aveiro, atendendo às condições de excelência para as atividades náuticas, particularmente através da Estação Náutica de Aveiro, e à necessária formação de qualidade para a oferta turística.

A assinatura do acordo decorreu no passado dia 16 de julho, nas instalações da EFTA, com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, do Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato e do Diretor da EFTA, Manuel Torrão.

A CMA reforça, assim, a aposta no ensino profissional, através do acordo que inclui também instituições da área que assumem o compromisso de colaborar com a EFTA no processo de formação técnica, nomeadamente a Universidade de Aveiro, o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, a Desafios (Evasiontime - Soluções Empresariais e Desafios, Lda.) e a Associação Laguna de Aveiro.

Este acordo surge no âmbito do programa “Ser Pro”, da Iniciativa Educação, que tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas.

 EXPOSIÇÃO “DA NATUREZA DAS IMAGENS”

No dia 31 de julho abre ao público a exposição “Da Natureza das Imagens” da autoriza de Paulo Ribeiro Baptista, que estará patente na Galeria da Antiga Capitania até ao dia 27 de agosto.

A mostra irá apresentar várias fotografias da Natureza, podendo, deste modo, ser contemplada e apreciada. A representação da paisagem, no fundo, é um jogo e uma metáfora, as formas remetem para elementos primordiais, água, fogo, ar e terra.

Paulo Ribeiro Baptista tem fotografado ao mesmo tempo que investiga a história da fotografia em Portugal e as suas ligações com o teatro. É investigador do Centro de Estudos de Teatro da FLUL e também do Museu Nacional do Teatro e da Dança. É autor de livros, artigos científicos, comunicações e artigos de divulgação sobre temas de fotografia, história do teatro e museologia. É coeditor da revista Gardens & Landscapes of Portugal, uma revista científica dedicada à história e à reflexão sobre jardins e paisagem.

Começou a expor fotografia na década de 1980 na III Exposição da Fundação Calouste Gulbenkian mas intensificou essa atividade recentemente com exposições no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, na Casa Independente de Lisboa, na Casa Das Artes de Tavira e no Museu Nacional do Traje.

A Exposição “Da Natureza das Imagens”, com entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário