terça-feira, 27 de julho de 2021

Castelo de Paiva | Organização voltou a ser um sucesso: “Rios Ibéricos ” promovem Triatlo e Duatlo na região do Tâmega e Sousa

 Provas de Natação, Corrida e Ciclismo preencheram a jornada desportiva

No passado fim de semana, a região do Tâmega e Sousa acolheu a 4ª edição do evento desportivo “ Rios Ibéricos “, com provas de Triatlo e Duatlo para atletas de todas as idades, nas zonas ribeirinhas de Entre-os-Rios, Torrão e BoureOs concelhos de Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães viram alcançado o sucesso da sua aposta conjunta, com uma adesão superior a 500 atletas, desde amadores a federados até à elite da modalidade em Portugal, a competir ao longo dos dois dias de provasque entusiasmaram os adeptos desta modalidade olímpica.  

Para muitos, esta foi a porta de entrada no Triatlo e Duatlo, tendo sido esta a sua primeira experiência do gênero, motivo pelo qual a organização sente cumprida a missão do Rios Ibéricos 2021, que passava pela dinamização da modalidade e incentivo à prática desportiva como um hábito saudável. A esse nível a equipa Pedal’arte foi a vencedora na prova de Duatlo Jovem, para crianças dos 6 aos 15 anos, onde conseguiu apresentar 12 atletas dos escalões de formação, ocupando a Escola Triatlo Viseu o 2º e a Associação Beat Your Limit o 3º lugar da classificação.  

 

A nível competitivo nacional, a prova Rios Ibéricos 2021 foi o palco da consagração da Outsystems Olímpico de Oeiras como equipa vencedora do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, no formato de contra-relógio, nos géneros masculino e feminino. Rodrigo Pissarra, do Alhandra Sport Club, e Cassilda Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica, foram os vencedores da prova do Campeonato Nacional de Juvenis.


No Campeonato Norte de Triatlo, foram vitoriosos Rita Lopes, do Boavista FC, e Tiago Maia, do S.C. Espinho – Fersilvaque alcançaram o lugar mais alto individual do pódio, numa prova em que, colectivamente o género masculino foi dominado pelo Mc Donald’s Tribraga e o género feminino pela Associação Académica de São Mamede.

Nesta jornada desportiva, realizaram-se ainda provas de promoção, tendo sido a prova de Triatlo Sprint conquistada por Miguel Silva, da DAR-Recardães EXPansion, e Inês Moreira, da Mozinho Racing Team, enquanto a prova de Duatlo Promoção teve como vencedores João Sousa, do S.C. Espinho – Fersilva, e Patricia Silva da DAR-Recardães EXPansion.

Apesar do período marcado pela pandemia e todas as restrições inerentes, a 4ª edição do Rios Ibéricos conseguiu superar todas as expectativas e deu mais um passo importante no seu contributo para a fomentação da modalidade, a nível local, e para a projeção da região a nível nacional, sendo que, a organização garante que a 5ª edição, prevista para Julho de 2022, começa já a ser preparada.

A denominação da prova  "RIOS IBÉRICOS ", que teve o apoio das autarquias locais envolvidas, surgiu da junção do nome de cada município, focando-se para além da divulgação da prática desportiva desta modalidade, em destacar a importância do desenvolvimento Turístico, Social e Desportivo da região, ao mesmo tempo, dar também, um grande ênfase à sensibilização e alerta para as questões sociais da obesidade na juventude, práticas de vida mais saudável e sobre a temática da exclusão social.

Também José Manuel Carvalho, vereador do pelouro do Desporto e Cultura da edilidade paivense, participou na cerimónia final da entrega de prémios e louvou a excelente organização e voltou a enaltecer esta bonita jornada desportiva que envolveu estes municípios vizinhos e ribeirinhos, deixando uma saudação a todos os participantes, manifestando o desejo de que possam voltar a Castelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra que, no âmbito da estratégia “ Viver Payva Douro “, se quer afirmar como destino de eleição.

Os Rios Ibéricos 2021 foi uma organização do Centro Sol Nascente, em parceria com a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo e a Sebolido Activo e teve o apoio dos Municípios de Penafiel, Marco de Canaveses, Castelo de Paiva e Cinfães, das juntas de freguesia locais, da CIM – Tâmega e Sousa, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Federação de Triatlo Portugal, e várias empresas privadas.


 

 Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário