terça-feira, 3 de agosto de 2021

Desobstrução das linhas de água urbanas do concelho da Marinha Grande

 A Câmara Municipal da Marinha Grande está a executar a limpeza das valas e linhas de água urbanas do concelho da Marinha Grande, numa extensão total de 41,185km, no decorrer dos meses de agosto e setembro.

O objetivo da limpeza das linhas de água consiste na melhoria das condições de escoamento da água em situações normais e extremas, garantindo a minimização das situações de risco para pessoas e bens, em situações de cheia, valorizando o território e melhorando as condições de segurança e de qualidade de vida das populações.

Assim, a intervenção consiste na remoção da vegetação existente e de quaisquer outros resíduos que possam provocar obstrução à livre circulação de águas, bem como na proteção das áreas contra a erosão provocada pelas cheias.
A intervenção em aglomerado urbano é da responsabilidade das autarquias, sendo que, nos termos descritos na Lei da Água, fora dos aglomerados urbanos, é da competência dos proprietários a manutenção do bom estado de conservação e limpeza nas parcelas confinantes com os leitos e margens de águas públicas.

As linhas de água intervencionadas são a ribeira de Albergaria; ribeira do Tecelão, ribeira da Embra; ribeira das Bernardas; ribeira do Salgueiro; ribeira das Figueiras; ribeira do Forno da Telha; ribeira da Pedrulheira; ribeira das Gaeiras; ribeiras das Trutas; ribeira de Valdreanes; ribeira da Escoura, ribeira do Barqueiro, ribeira dos Talhões da Vieira e Ribeira dos Talhões da Praia da Vieira, e nas ribeiras da freguesia da Moita.

A desobstrução das linhas de água implica um investimento de 11.049,94€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário