terça-feira, 3 de agosto de 2021

No terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede: “4ªfeiras Clássicas” apresentam cine-concerto de “Metropolis”

As “4ªfeiras Clássicas” estão de regresso, amanhã, dia 4 de agosto, pelas 21h00, no terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede com a apresentação, numa edição especial em formato de cine-concerto, da longa-metragem “Metropolis” (1927) realizada por Fritz Lang.

Esta iniciativa de índole cultural será realizada pela primeira vez ao ar livre e terá a particularidade de ser acompanhada pelos músicos Sylvain Barreto e João Toscano, que irão interpretar uma banda sonora original, de sua autoria, propositadamente preparada para o efeito.

Com organização conjunta da Associação fotografARTE, do Cineclube Bairrada e do Município de Cantanhede, o evento será apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero e conta uma história que se passa no ano de 2026, num mundo dominado por industriais ricos que governam a grande cidade de Metropolis a partir de arranha-céus, enquanto trabalhadores trabalham debaixo do solo sem parar para fornecer energia à cidade. No entanto, eis que o filho de um mestre da classe alta se apaixona por uma profetisa da classe baixa que previu a chegada de um salvador.

As “4feiras Clássicas" ocorrem desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, à noite, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, sendo esta a primeira vez que a sessão será realizada ao ar livre. A entrada é gratuita, estando a lotação limitada a 70 lugares sentados, num recinto previamente delimitado, com uso obrigatório de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída coordenados pela organização, com um rigoroso cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde.

Em Cantanhede, esta iniciativa tem ainda o apoio do Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima, Paróquia de Cantanhede, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ªfeiras Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada e Águeda, com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural a outros concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário