segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Portalegre | “FESTA” em homenagem aos 120 anos do nascimento de José Régio


Celebra-se, a 17 de setembro de 2021, 120 anos sobre o nascimento do poeta José Régio. De forma a evocar esta efeméride, será realizada uma “FESTA”, em Portalegre, em homenagem ao autor, nessa mesma data. O evento irá consistir na apresentação de duas obras ligadas ao poeta, na Casa-Museu José Régio, pelas 17h30.

A primeira e principal apresentação, esforço conjunto das cidades geminadas de Vila do Conde e Portalegre, designa-se “Quando a minh’alma fala, a sua voz é um grito”. Este livro consiste na Coleção de Cristos nas Casas de José Régio e inclui textos do poeta e uma fotografia de Adalrich Malzbender. A apresentação da obra caberá ao Professor Fernando J.B. Martinho, autor do prefácio, ilustre portalegrense que com Régio privou e profundo conhecedor da obra regiana.

De seguida decorrerá a apresentação da reedição da obra de José Régio, “Confissão dum homem religioso”, compromisso assumido pelas Câmaras de Vila do Conde, Coimbra, Portalegre e as Direções Regionais de Cultura Norte, Centro e Alentejo.

Ambas as obras são editadas pela Opera Omnia, do editor José Manuel Costa, homenageando a figura singular do artista polifacetado, que foi uma das mais importantes personalidades do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário