quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Os Verdes entregam mil postais ao Ministério do Ambiente

"Os Verdes" lançam comunicado oficial

"Uma delegação do Partido Ecologista Os Verdes que integrou os  deputados do PEV à Assembleia da República, Mariana Silva e José Luís  Ferreira, entregou ao Secretário de Estado Adjunto e da Energia cerca  de mil postais (em papel e formato digital) dirigidos ao Ministro do  Ambiente e da Ação Climática recolhidos nas últimas semanas, em  particular nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda,  Viana do Castelo, Vila Real e Viseu onde a população afirma que não  quer o seu futuro minado - “A mineração é um presente envenenado!  Lítio? Não. Obrigado!” 
 
A iniciativa de recolha de postais iniciou-se no dia 16 de novembro  simbolicamente na Covilhã, onde foi assinado um contrato de exploração  de lítio no passado dia 28 de outubro e terminou no dia 17 de dezembro  em Montalegre e Boticas, onde também já foram celebrados contratos de  concessão para a exploração de lítio e minerais associados.

Nestas cinco semanas Os Verdes estiveram em cerca de metade dos  concelhos onde o Governo pretende levar a cabo a exploração de lítio  (Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Macedo de  Cavaleiros, Mirandela, Vila Real, Chaves, Boticas, Montalegre,  Covilhã, Guarda, Mangualde, Nelas, Viseu) e também nos distritos de  Coimbra e do Porto. A recolha dos postais foi realizada junto a  universidades, escolas secundárias e profissionais, e nos centros  históricos destas localidades.

A mineração de lítio é um presente envenenado para a população, uma  falsa promessa de progresso e desenvolvimento, uma ameaça à qualidade  de vida e à sustentabilidade destes territórios. Tendo em conta esta época natalícia quisemos oferecer um presente, aliás 1000, ao Senhor  Ministro do Ambiente, onde a população, através dos postais  recolhidos, tem a oportunidade de afirmar a sua rejeição face a esta  pretensão do Governo, e de declarar que não quer o seu futuro minado. 1000 postais. Embora este seja um número redondo, encerra uma  representação simbólica, pois assinalaram-se 1000 dias, no passado dia  22 de dezembro, em que este Governo assinou o contrato de exploração  da mina do Romano, em Montalegre, com a Luso Recursos.

A adesão à iniciativa do PEV veio demonstrar que os cidadãos estão  cada vez mais esclarecidos em torno das consequências da mineração de  lítio a céu aberto, temem os impactos sociais, económicos e ambientais  deste modelo de atividade, e foram unânimes em expressar que neste  processo faltou transparência e participação pública, particularmente  nos casos em que há já contratos assinados à margem do concurso  público para a prospeção e pesquisa, como é o caso de Macedo de  Cavaleiros e Mirandela, e também naqueles em que a atividade de  prospeção e pesquisa /per se/ deixou já um rasto de negligência e  afetação do espaço florestal, dos lençóis de água e dos solos.

O Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de  prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, a  juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como  é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela e de prospeção e  pesquisa (Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vinhais).
 
NÃO PODEMOS MINAR O NOSSO FUTURO! O FUTURO É VERDE!

 O Partido Ecologista Os Verdes"


Nenhum comentário:

Postar um comentário