quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Marinha Grande | ORÇAMENTO MUNICIPAL PRIORIZA AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO


O Orçamento do Município da Marinha Grande para o ano 2022 é de cerca de 30 milhões de euros e prioriza a realização de investimentos que visam a melhoria da qualidade de vida da população, como a construção e reabilitação de infraestruturas, beneficiação do espaço público e requalificação do património municipal.


O Orçamento Municipal para 2022 e as Grandes Opções do Plano para o quinquénio 2022-2026 foram aprovados pela Assembleia Municipal da Marinha Grande, em reunião realizada no dia 29 de dezembro.


O Orçamento Municipal para o ano 2022 é de 30.542.983€, registando uma diminuição de 2% relativamente ao ano anterior. O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, refere que “o Orçamento para o próximo ano reflete os compromissos assumidos que transitam de anos anteriores e que não podem deixar de ser honrados, tendo em conta o equilíbrio das contas públicas e da dívida global, assim como o cumprimento do princípio da equidade intergeracional, que impõe que não se deve onerar excessivamente as gerações futuras, para salvaguarda das suas legítimas expectativas e necessidades”.


O presidente da Câmara salienta que “os projetos que inscrevemos em Orçamento para 2022 visam o desenvolvimento sustentável do concelho e a promoção da melhoria das condições de vida da população, sendo que 81% dos investimentos são reservados a estas áreas”.


Aurélio Ferreira cita como exemplos “a construção de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais em vários pontos do concelho, reabilitação de edifícios de habitação social, construção do reservatório e conduta adutora dos Picotes, remodelação da rede abastecimento de água de vários lugares, requalificação da rede viária, pavimentações diversas, requalificação do espaço público, entre outros”.


Aurélio Ferreira comenta que “este é um Orçamento de continuidade dos projetos em curso, de planeamento de novos projetos e que refletirá as reais disponibilidades financeiras com a incorporação do saldo de gerência, no início do ano, para, através dessas verbas, podermos reforçar novos projetos, sempre num claro compromisso de executar um Orçamento transparente, com estabilidade, equilíbrio e autonomia financeira”.


As Grandes Opções do Plano e Orçamento são o instrumento essencial da gestão pública do município e refletem a orientação política que se pretende adotar, em prol do desenvolvimento do concelho.


A reflexão estratégica do Município da Marinha Grande assenta num conjunto de temas considerados como prioritários, que procuram dar resposta aos problemas e desafios com que o concelho se confronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário