segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Cantanhede | No âmbito do programa Eco-Escolas: Escola Secundária Lima-de-Faria hasteou Bandeira Verde Eco-Escolas

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, esteve presente no momento simbólico do hastear da Bandeira Verde na Escola Secundária Lima-de-Faria. Atribuída pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) / Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), esta insígnia distinguiu, na edição correspondente ao ano letivo 2020/2021, 16 estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede.

O vice-presidente da autarquia cantanhedense enfatizou o elevado número de instituições dos diversos graus de ensino a receber esta insígnia e agradeceu o empenho das crianças e jovens no respeito pela natureza e na preservação do meio ambiente.

Responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso lembrou que as novas gerações são o futuro do Concelho, pois “percebem a importância da educação ambiental enquanto caminho a seguir. Agradeço à comunidade escolar a construção de uma escola mais verde, mas sobretudo de um concelho mais verde, onde vale a pena viver com qualidade”, reforçou.

A Câmara Municipal de Cantanhede enquanto “Município Parceiro Eco-Escolas” e entidade de suporte na implementação do programa no Concelho, assegurou a continuidade do projeto no presente ano letivo, apesar das limitações impostas pela pandemia, mobilizando e apoiando as escolas nesta ação de grande interesse pedagógico.

Pedro Cardoso considerou “especial” a distinção de uma escola secundária, salientando ainda que “apesar dos jovens deste grau de ensino estarem já a pensar no seu futuro académico e profissional, não abdicam de um conjunto de causas, de lutar por aquilo que é fundamental, cuidar desta nossa casa comum”, concluiu.

Na edição correspondente ao ano letivo 2020/2021, do Concelho de Cantanhede foram ainda distinguidas a EB1/JI de Vilamar, JI de Corticeiro de Cima, EB1/JI de Febres, EB1 de Covões, EB1 de Corticeiro de Cima, EB1 Balsas, Escola EB 2,3 Carlos de Oliveira (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB1/JI da Tocha, EB1 da Gesteira, EB1 da Sanguinheira, JI da Sanguinheira, EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar) e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como alguns estabelecimentos de ensino não agrupados, designadamente a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Provida – Progresso e Vida da Tocha e a PRODECO – Centro Social de Covões.

Envolver as crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis é o objetivo do programa internacional Eco-Escolas, destinado a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior).

A distinção resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “sevensteps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário