segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

De Azeitólogo a Walker Talker. Plataforma vocacional tem mais de 1.000 profissões

 De Azeitólogo a Walker Talker. Plataforma vocacional tem mais de mil profissões para ajudar a escolher carreiras

Afinador de Piano, Azeitólogo, Caçador de Bolas de Golfe e Walker Talker.

Estas são algumas das atividades profissionais catalogadas no Guia das Profissões a par das tradicionais áreas de Advogado e Médico, entre outras.

Esta plataforma vocacional online dá a conhecer mais de 1.000 profissões, com dados sobre o mercado de trabalho e como entrar em cada área.

O Guia das Profissões é uma plataforma online que pretende ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal para a sua realização profissional e pessoal. Assim, oferece fichas de informação sobre mais de 1000 profissões, incluindo o que fazem os profissionais, quanto ganham, que saídas podem encontrar no mercado de trabalho e como se pode entrar em cada área específica.

A partir da página www.guiadasprofissoes.info é possível encontrar dados sobre as profissões típicas que todos conhecemos, como Médico, Advogado, Professor e Arquiteto. Mas também dá detalhes sobre outras menos conhecidas, como Walker-Talker, Shaper, Afinador de Piano, Azeitólogo, Astrobiólogo, Caçador de Bolas de Golfe e Gags Man, entre outras.

Simulador de Profissões e Testes Vocacionais

O objetivo da plataforma é contribuir para aumentar o conhecimento, de jovens ou pessoas que procuram investir na sua carreira, sobre as diversas possibilidades que o atual mercado de trabalho oferece. Através da disponibilização de informação gratuita, é possível empoderar as pessoas para que consigam descobrir a profissão que as fará felizes.

Nesse sentido, a plataforma também oferece ferramentas que permitem aos utilizadores do site explorar opções de carreira em função dos seus perfis vocacionais. Assim, inclui um Simulador de Profissões e Testes Vocacionais que permitem chegar a várias alternativas profissionais conforme os interesses e as competências interpessoais de cada um.

Os visitantes podem fazer, por exemplo, o "Teste das Cores" ou o "Teste das 7 Inteligências", ou ainda o "Teste de Personalidade Adequação de Carreira" para confirmar se estão na profissão certa.

Para jovens, trabalhadores, desempregados e pais

A plataforma é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa, mas é especialmente interessante para jovens estudantes a partir do 9.º ano de escolaridade que procuram um rumo profissional. Contudo, também é ideal para universitários ou trabalhadores que querem mudar de área, bem como para desempregados em busca de novas oportunidades ou de uma remodelação profissional.

Por outro lado, é ainda um bom guia para pais e encarregados de educação interessados em ajudarem os filhos a encontrar o rumo certo.

A plataforma também está a ser muito bem recebida nas escolas, nomeadamente pelos gabinetes de Orientação Vocacional e pelos psicólogos que têm como função ajudar os alunos neste âmbito. É mais um instrumento que ajuda a orientar o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário