segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Municípios de Águeda e Quelimane (Moçambique) estreitam laços de cooperação

 Urbanismo, ambiente, cultura e gestão autárquica são algumas das áreas em que poderá ser estabelecida cooperação e formação.

A Câmara Municipal de Águeda recebeu o presidente da Câmara de Quelimane (Moçambique), que esteve em visita oficial pelo país, tendo assinado um acordo de cooperação que estabelece a possibilidade de vir a ser desenvolvido um conjunto de atividades, nomeadamente nas áreas do ordenamento do território, do urbanismo, ambiente, formação e gestão autárquica, educação, cultura e saúde.

Entre as iniciativas que poderão vir a ser realizadas, no seguimento deste acordo, estão ações de formação, promoção de eventos junto das respetivas comunidades, a capacitação de quadros, a consensualização de estágios profissionais, o apoio a jovens estudantes e em início de atividade profissional, bem como outras ações consideradas de interesse mútuo.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, na receção ao seu congénere de Quelimane (Manuel de Araújo), salientou que “a melhor, mais adequada e consistente forma de fazer a diferença é apostar na formação de recursos humanos técnicos e especializados, que podem aplicar e implementar as boas práticas que desenvolvemos no nosso concelho”. Para o Edil, a partilha de conhecimento é essencial para que outros municípios, nomeadamente dos países-irmãos de Portugal, possam crescer e desenvolver-se ainda mais e afirmar-se nos contextos nacional e internacional.

Depois deste primeiro encontro e da assinatura deste acordo de princípio, que define a intenção de apoiar o Município de Quelimane com esta partilha de conhecimentos, será estabelecido, em tempo oportuno, o planeamento específico das atividades que venham a ser realizadas. A coordenação destas atividades, nos termos deste acordo de cooperação, ficará a cargo dos presidentes das duas autarquias.

Refira-se que Quelimane é a capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique, estando localizada junto ao rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 quilómetros do Oceano Índico.

 

fotos:

Manuel de Araújo e Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Quelimane e Presidente da Câmara de Águeda, respetivamente

 

Jorge Almeida, Manuel de Araújo, Vasco Oliveira e Marlene Gaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário