quinta-feira, 16 de junho de 2022

Anadia atribui apoios a Instituições de Solidariedade Social

O Município de Anadia vai atribuir cerca de 100 mil euros, às 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para apoiar o cumprimento dos seus objetivos e ajudar na prossecução dos respetivos planos de atividades.

A deliberação foi tomada na reunião de executivo, no passado dia 9 de junho. O apoio municipal tem como pretensão reconhecer o esforço e incentivar o crucial trabalho que vem sendo realizado pelas IPSS no concelho, em estreita articulação e coordenação com a Rede Social de Anadia. Por outro lado, as verbas atribuídas têm também em atenção as respostas sociais, o número de utentes, a sua participação nos vários projetos promovidos pela autarquia, a colaboração prestada à Câmara Municipal no desenvolvimento de competências que lhe estão legalmente atribuídas na área da ação social escolar e em outras intervenções.
Não obstante a melhoria da situação epidemiológica em Portugal, que permitiu a recuperação progressiva da atividade das Instituições de Solidariedade, continua a revelar-se imprescindível o apoio do Município de Anadia, de forma a minimizar o esforço acrescido que vem sendo investido pelas instituições, em resultado do impacto negativo decorrente do mais recente conflito militar que persiste em não abrandar.
De sublinhar que as Instituições Particulares de Solidariedade Social são constituídas por iniciativa de particulares, sem fins lucrativos, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, para prosseguir, entre outros, com objetivos de apoio social à família, crianças, jovens, idosos e integração social e comunitária, mediante um vasto trabalho, no âmbito da intervenção social, nomeadamente na concessão de bens e na prestação de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário