quinta-feira, 16 de junho de 2022

Ansião | Criada Rede de Voluntariado de Emergência

Foi recentemente constituída uma “Rede de Voluntariado de Emergência”, numa parceria entre o CLDS 4G de Ansião, o Gabinete de Proteção Civil do Município de Ansião, os Bombeiros Voluntários de Ansião e as Juntas de Freguesia do concelho.

Esta Rede é constituída por um grupo de voluntários residentes nas várias freguesias, com conhecimento privilegiado das localidades, dos acessos e características da população. Preparar-se-á e atuará perante a iminência ou ocorrência de catástrofe que aconteça dentro da área de jurisdição do concelho, através do apoio à população e aos operacionais, sempre em articulação com as entidades competentes.

A criação deste grupo de voluntários surgiu da necessidade de planear e mobilizar capacidades e recursos, no sentido de melhor coordenar e gerir com maior segurança a eventual necessidade de deslocação de pessoas, precavendo as condições de abrigo e assistência.

Neste âmbito, deu-se início às ações de sensibilização aos voluntários, como forma de contribuir para o desenvolvimento das suas competências pessoais e interpessoais, apostando na sua preparação, sensibilização e treino para o aumento da eficácia do apoio à comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário