quinta-feira, 16 de junho de 2022

Liga MEO Surf – Primeira Divisão do surf nacional a caminho dos Açores

Fotos: Halley Batista e Carolina Mendes (Jorge

 Matreno/ANSurfistas)
Ribeira Grande (15/06/2022) - A Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, está de malas feitas para partir rumo à Ilha de São Miguel, onde vai acontecer o Allianz Ribeira Grande Pro, de 24 a 26 de Junho. Este é o regresso dos melhores surfistas nacionais às ondas dos Açores, depois de a última etapa do principal circuito do surf nacional ali se ter realizado em 2009.

Nesse ano foi um jovem Frederico Morais a vencer a prova masculina, com Francisca Santos a ser a vencedora da prova feminina. Curiosamente, 13 anos depois, Frederico está também ele de regresso a esta prova, liderando a comitiva que leva os melhores surfistas nacionais até aos Açores.

Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande
"É com muita honra que iremos acolher a nova prova do calendário de surf, onde irão estar os atuais campeões de Portugal, em masculinos e femininos. É também uma excelente oportunidade para os nossos jovens talentos mostrarem todo o seu potencial. Esta é uma prova também importante para consolidar a marca ‘Ribeira Grande Capital do Surf’ e aproveitar a projeção do evento para mostrar o que de melhor a Ribeira Grande tem para oferecer. Desta forma, será possível trazer um novo público para o concelho. A Ribeira Grande, concelho mais jovem de Portugal Continental, é a Capital do Surf dos Açores, tendo marca registada ‘Ribeira Grande Capital do Surf’. Como a cidade possui potencial para a prática dos desportos de ondas, e como tem vindo a receber várias provas de relevo, como é o caso do nacional de surf da Liga MEO Surf, e do Mundial de Surf, da World Surf League, é intenção da autarquia da cidade candidatar a cidade da Ribeira Grande a Reserva Mundial de Surf, de modo a preservar as ondas da cidade."

Histórico de vencedores do Ribeira Grande Pro
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte

Quem vai tentar colocar o nome na lista de vencedores desta etapa é Halley Batista, que está mais motivado que nunca, após ter vencido a etapa da Ericeira e ascendido ao topo do ranking da Liga MEO Surf. Embora não esteja na disputa do título nacional por não ter nacionalidade portuguesa, o surfista brasileiro, que reside atualmente em Aljezur, promete lutar muito para não largar a liderança do ranking e a licra amarela Go Chill.

Halley Batista, líder do ranking masculino da Liga MEO Surf
“É inacreditável chegar aqui com a licra amarela Go Chill. Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade na minha vida, de voltar a competir em alto rendimento. Louvo este momento que estou a passar. Agora que sou líder do ranking vou tentar trabalhar ainda mais um pouco para segurar essa liderança, a começar já pelo Allianz Ribeira Grande Pro. E quem sabe se no final do ano não vou ser o campeão da Liga MEO Surf.”

Do lado feminino as contas são diferentes. Com Teresa Bonvalot na liderança e a campeã nacional Kika Veselko na vice-liderança, mas ambas fora desta etapa, é Carolina Mendes, atual número 3 do ranking, quem fica melhor posicionada para atacar o topo do ranking e tentar recuperar o título nacional que lhe foge desde 2017.

Carolina Mendes, atual número 3 do ranking feminino da Liga MEO Surf
“É sempre bom voltar aos Açores. É uma etapa um pouco diferente em termos logísticos, mas considero que é uma ótima oportunidade para conhecermos mais Portugal e a Liga MEO Surf garantir que passa pelo país todo. Todas as etapas são decisivas. Fico feliz por poder estar presente no Allianz Ribeira Grande Pro, quero dar o meu melhor a aproveitar os dias por lá.”

Além de ser a penúltima das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, e por isso ter um papel importantíssimo na luta pelos títulos de campeões nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro vai ser também a terceira e última etapa do já histórico sub-troféu Allianz Triple Crown.

Atualmente na liderança do ranking masculino da Liga MEO Surf, Halley Batista, chega ao Allianz Ribeira Grande Pro, igualmente, na frente da disputa da Allianz Triple Crown, sendo seguido de perto por João Moreira. Do lado feminino, a liderança deste ranking é partilhada por Kika Veselko e Teresa Bonvalot, mas com estas fora da etapa é Carolina Mendes que fica melhor posicionada na corrida a este troféu.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“O campeonato de Surf Nacional regressa aos Açores com a Allianz e não podíamos estar mais orgulhosos por sermos o naming sponsor da etapa Allianz Ribeira Grande Pro. Estamos muito entusiasmados por acompanhar este regresso às ilhas, que está a ser vivido com muita expectativa por parte de todos os intervenientes e, assim termos também a oportunidade de mais uma vez acompanhar o desenvolvimento do Surf em Portugal. Esta é também uma etapa muito importante para nós, uma vez que é a terceira e última prova do Allianz Triple Crown deste ano, que vai anunciar os melhores surfistas no conjunto das três etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Esperamos que estes próximos dias de campeonato tragam momentos únicos para os surfistas em prova e a todo o público que acompanha esta modalidade.”

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e o apoio técnico do Azores Surf Club e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Ericeira (12/06/2022) - Halley Batista e Teresa Bonvalot conquistaram, este domingo, o triunfo no Allianz Ericeira Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional. Halley e Teresa dominaram a ação no dia final em Ribeira d’Ilhas, sendo coroados perante uma boa moldura humana e uma tarde de muito sol e ondas num dos mais carismáticos anfiteatros naturais do surf nacional. Um desfecho que foi determinante para as contas da liderança dos rankings e das licras amarelas Go Chill. Se no lado masculino é Halley Batista saltou para a liderança, do lado feminino Teresa Bonvalot aumentou a distância para a concorrência.

A ação no terceiro e último dia de prova iniciou ainda antes das 8 horas, com as famosas direitas de Ribeira d’Ilhas a voltarem a proporcionar bom surf nas disputas matinais. Tudo começou com a ronda 3 feminina, onde Carolina Mendes saiu vencedora do heat 1, com Teresa Bonvalot a garantir a segunda posição. Na outra bateria da ronda, Carina Duarte usou o conhecimento local para carimbar a passagem às meias-finais com um triunfo, com a campeã nacional Kika Veselko a secundá-la.

De seguida entraram na água os quartos-de-final masculinos, com Frederico Morais a começar o dia em grande forma, ao vencer de forma expressiva Tomás Fernandes. No heat 2 foi Francisco Mittermayer a continuar a surpreendente performance nesta etapa e, mesmo estando em estreia na fase man-on-man, a vencer Joaquim Chaves. A juventude não deixou de dar cartas neste dia final e no heat 3 João Mendonça venceu o duelo com João Moreira, marcando encontro nas meias-finais com Halley Batista, que venceu Luca Guichard no último heat da ronda.

Nas meias-finais femininas a ação iniciou-se com um duelo muito equilibrado entre Kika Veselko e Carolina Mendes, com a campeã nacional e número dois do ranking a levar a melhor frente à campeã deste evento nos dois últimos anos. Na outra semifinal estiveram frente a frente as duas campeãs nacionais mais novas da história, com Teresa Bonvalot a bater Carina Duarte e a reeditar a primeira final da Liga MEO Surf 2022 frente a Kika Veselko.

Depois disso, a maré obrigou a prova a parar, retomando já a meio da tarde. No primeiro embate das meias-finais masculinas Frederico Morais mostrou superioridade frente a Francisco Mittermayer, conseguindo igualar a melhor onda do campeonato, que já era sua, com 9 pontos, e vencendo com 16 pontos contra 12,35 do jovem surfista de 17 anos. Na segunda meia-final a lógica manteve-se no duelo entre “aluno” e treinador, com a experiência de Halley Batista a levar a melhor frente à juventude de João Mendonça, com 16,50 pontos contra 9,25.

Na final feminina foi Teresa Bonvalot a começar mais forte na primeira troca de ondas e a conseguir distanciar-se logo nos primeiros minutos do heat. Depois, Teresa teve apenas de gerir e com um score de 15,85 contra 10,25 de Kika Veselko vingou a derrota da Figueira da Foz. Um desfecho que ofereceu a segunda vitória do ano e uma liderança do ranking ainda mais consolidada para Teresa. Aos 22 anos, a surfista de Cascais conquistou a 23.ª vitória da carreira na Liga MEO Surf.

“Sabe sempre bem sair vitoriosa”, começou por dizer Teresa Bonvalot. “Foi um heat com ritmo lento, mas acabei por fazer o necessário para vencer. Tentei perceber quais as melhores ondas e apanhá-las e foi essa a estratégia que usei. Esta é uma onda que respeito muito, até por causa do susto que apanhei aqui no ano passado, por isso é bom sair vencedora”, frisou Teresa, que festejou na Ericeira pela terceira vez, depois dos triunfos de 2019 e 2015.

Já na final masculina houve um grande equilíbrio, com as decisões a ficarem guardadas para a última troca de ondas. Frederico chegou ao último minuto da bateria na frente, mas com a prioridade a ser de Halley, que precisava de 6,66 pontos para virar o resultado. Foi já na areia que os surfistas souberam dos resultados, com Halley Batista a fazer a festa, depois de ter sido premiado com 7,30 pontos, que lhe rendeu um score de 14,40 contra 13,75 de Kikas. Um triunfo que fez com que Halley ganhasse a licra amarela Go Chill da liderança do ranking masculino.

“É um triunfo incrível, que nem parece realidade”, afirmou o novo líder do ranking masculino. “O Kikas é a grande referência do surf nacional e só de fazer a final contra ele já estava feliz. Tentei dar o melhor e na última onda consegui virar o resultado. Nem sei se devo rir ou chorar, mas estou muito feliz por esta vitória”, vincou o surfista residente no Algarve, que alcançou na Ericeira a segunda vitória da carreira n Liga MEO Surf.

Resultados finais do Allianz Ericeira Pro:
Final masculina: Halley Batistas 14,40 x Frederico Morais 13,75
Final feminina: Teresa Bonvalot 15,85 x Kika Veselko, 10,25
Go Chill Expression Session feminina: Érica Máximo
Go Chill Expression Session masculina: Halley Batista
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Frederico Morais, 9 pontos nas meias-finais
Bom Petisco Girls Score: Teresa Bonvalot, 15,85 na final
Ericeira Best Surfer: Joaquim Chaves e Carina Duarte

A próxima etapa da Liga MEO Surf 2022 acontece já dentro de duas semanas, com a ilha de São Miguel, nos Açores, a receber os melhores surfistas nacionais no Allianz Ribeira Grande Pro, de 24 a 26 de Junho. Além de ser uma etapa importantíssima para as contas do título nacional, a prova açoriana vai também ser a última da Allianz Triple Crown, com Teresa e Kika empatadas na liderança das contas femininas e com João Moreira a liderar do lado masculino.

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário