quinta-feira, 16 de junho de 2022

ASAE apreende quase cinco mil euros de carne em talhos de norte a sul

No total, foram fiscalizados cerca de 100 operadores económicos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 750 quilogramas de produtos cárneos, após fiscalização a estabelecimentos de comércio de carne.
Nas últimas semanas, a ASAE realizou “uma operação de fiscalização, de norte a sul do País, direcionada à verificação das regras estabelecidas para a atividade de comércio de carnes, com enfoque na Segurança Alimentar e na Informação ao Consumidor”, lê-se em comunicado.
A operação, direcionada a talhos e estabelecimentos de retalho com secção de talho, avaliou “o cumprimento das regras estabelecidas para esta atividade económica, designadamente investigação de eventual troca de origem e investigação de evidências de incorporação de aditivos não autorizados em géneros alimentícios com a denominação de venda de carne picada e/ou utilização abusiva de aditivos em preparados de carne”.
No total, foram fiscalizados cerca de 100 operadores económicos e instaurados 19 processos de contraordenação.
Foram apreendidos 750 quilogramas de produtos cárneos, no valor estimado de 4.684 euros, e 35 instrumentos de pesagem, no valor aproximado de 29.650 euros.
De acordo com a ASAE, as principais infrações dizem respeito à “distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de controlo metrológico de pesos, a falta de requisitos, o incumprimento das regras relativas à rotulagem e rastreabilidade dos produtos”.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário