quarta-feira, 27 de julho de 2022

NOVA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS E PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL DE AVEIRO

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) regista de forma muito positiva a obra e a inauguração, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de julho, da nova Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital de Aveiro / Infante D. Pedro, saudando a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) pela capacidade de lutar e concretizar esta obra, o Governo pela decisão de fazer com apoio do Orçamento do Estado e o POR Centro 2020 pelo financiamento de cerca de 75% do investimento.

Por ocasião desta inauguração, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou a aprovação dos termos de referência da ampliação do Hospital (componente da unidade de ambulatório e consulta externa), o que cria finalmente as condições necessárias para que a Administração do CHBV proceda em breve ao lançamento do concurso para a contratação do projetista que vai elaborar o projeto de execução da referida componente da ampliação do Hospital de Aveiro.

A CMA, pelas palavras do seu Presidente, Ribau Esteves, “espera que o processo não volte a parar, e se inspire no momento de hoje para ganhar intensidade. A ampliação e qualificação do nosso Hospital é muito urgente, corresponde a um acordo entre o CHBV, a CMA, a Universidade de Aveiro (UA) e o Ministério da Saúde (ARSC), assinado em 2016 e portanto, da nossa parte, a expectativa é que o Governo possa encontrar rapidamente uma forma de financiamento da obra, por via do PRR ou do Portugal 2030, para que as necessidades de cuidados hospitalares dos 400.000 Cidadãos que vivem na Região de Aveiro e das centenas de milhares de Cidadãos que passam por esta zona do País, possam, de uma vez por todas, ter uma resposta capaz do nosso Hospital. A ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro / CHBV são o primeiro e o principal investimento público necessário no Município e na Região de Aveiro”.

A ampliação do Hospital vai materializar e colocar ao serviço de Todos, duas importantes unidades do Hospital de Aveiro, no quadro do CHBV: a unidade de Ambulatório e Consulta Externa, e o Centro Académico Clínico (CAC), devidamente integradas com os edifícios existentes e a qualificar.

O Governo ainda não aprovou os termos de referência do CAC, o que se exige que aconteça a breve trecho, sendo que a Universidade de Aveiro assumiu e já tem em desenvolvimento o projeto dessa importante componente da ampliação do Hospital de Aveiro / CHBV que é o CAC.

É importante dar nota que a CMA mantém o seu compromisso de entregar os seus terrenos (outrora ocupados pelos Armazéns da CMA e pelo Estádio Mário Duarte, e com uso provisório de parque de estacionamento) para as obras de ampliação do Hospital de Aveiro, contributo de importância capital e de relevante valor patrimonial e financeiro.

Na ocasião da sessão solene da inauguração de hoje, o Presidente Ribau Esteves exortou o Governo e a Universidade de Aveiro a continuar com intensidade os atos preparatórios para que o curso de Medicina na Universidade de Aveiro comece a ser lecionado no ano letivo 2023/2024, contribuindo para a formação de mais médicos que Portugal muito precisa e somando essa dimensão à excelência da Escola de Saúde e dos Centros de Investigação em Saúde da nossa Universidade de Aveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário