quarta-feira, 27 de julho de 2022

Músicos unem-se em apoio a Pedro Abrunhosa contra “intimidação” russa

Agir, Carolina Deslandes, Dama são apenas três nomes do já vasto grupo de músicos que, através das redes sociais, manifestou apoio a Pedro Abrunhosa.

A polémica entre o músico português e a Embaixada da Rússia em Portugal continua a dar (muito) que falar. Tudo começou na semana passada com um comentário da embaixada sobre o que classificou de "declarações inaceitáveis" do músico durante num concerto em Águeda.
A representação russa deu conta que "tem recebido cartas dos compatriotas russos zangados que afirmam estar chocados pelo comportamento dum dos famosos cantores portugueses Pedro Abrunhosa", que, durante o concerto "se permitiu dizer várias coisas grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia, bem como os seus mais altos dirigentes".
O "comentário" da embaixada levou a uma tomada de posição do Governo português, pedida por Pedro Abrunhosa e a agência que o representa, a Sons em Trânsito. Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) repudiou o "tom e conteúdo" do comunicado da embaixada russa e defendeu a liberdade de expressão como "inalienável".
Entretanto, o grupo parlamentar da Iniciativa Liberal propôs também que o Parlamento manifeste um "protesto veemente" contra o comunicado da embaixada, considerando que se trata de "um atentado inaceitável à liberdade de expressão".
E hoje, um leque variado de músicos e bandas manifestou o seu apoio nas redes sociais. Carolina Deslandes, Irma, Agir, Jimmy PKaretusCati Freitas, Diogo Clemente, Dama, Perfume e Rita Rocha são apenas alguns dos nomes que fizeram questão de partilhar uma publicação na qual defendem que o comunicado da Embaixada da Rússia "confere uma ameaça inaceitável num país democrático como Portugal".
"Tal como o MNE, também nós, artistas, músicos, cidadãos, temos que demonstrar a nossa indignação e estar solidários com o Pedro. Não foi só o artista Pedro Abrunhosa a ser intimidado, foi toda a classe artística nacional. Muitos foram aqueles que no passado lutaram para que vivêssemos em liberdade. Jamais a nossa integridade física pode ser ameaçada por, como diz o Pedro, combatermos bombas com palavras", lê-se na publicação partilhada por vários músicos e bandas no Instagram.
Todos defendem que "nem a Europa, nem Portugal se podem tornar a barbárie". "A intimidação não nos calará, pois no dia em que o medo nos cale a voz, viveremos na escuridão", afirmam.
Antes, outros músicos demonstram publicamente apoio a Pedro Abrunhosa, como José Cid, Paulo Bragança, David Fonseca, James dos Reis ou Rita Redshoes, além do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da apresentadora de televisão Catarina Furtado, do radialista Pedro Ribeiro e do chef Hélio Loureiro.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário