quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Após apelo, IPST diz que reservas continuam "abaixo dos níveis ideais"

Na presente data, "a reserva nacional de sangue permite dar resposta às necessidades dos doentes", mas está "abaixo dos níveis ideais".

 Depois de a federação de dadores apelar à dádiva de sangue, indicando que as reservas de sangue para os tipos A+ e O+ só chegavam para quatro dias, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) indicou esta terça-feira que a situação continua “muito semelhante” à de ontem. Contudo, garante que a reserva nacional de sangue “permite dar resposta às necessidades dos doentes, para os diferentes grupos sanguíneos”, apesar de estar “abaixo dos níveis ideais”.
“A situação da reserva estratégica de sangue e componentes sanguíneos hoje, dia 23 de agosto, é muito semelhante à de ontem”, indicou fonte do IPST ao Notícias ao Minuto.
O IPST garante que, “na presente data, a reserva nacional de sangue permite dar resposta às necessidades dos doentes, para os diferentes grupos sanguíneos, apesar de estar abaixo dos níveis ideais, nomeadamente no que se refere à reserva do IPST para concentrados eritrocitários dos grupos ‘A positivo’ e ‘O positivo’, que têm reservas para cerca de 4 dias”. 
Todos os outros grupos sanguíneos “apresentam dias de reserva superiores”.
“Se nos referirmos à reserva do IPST e à reserva existente nos hospitais, os dias de reserva variam entre 15 dias para 0 positivo, 16 dias para A positivo e 62 dias para AB positivo”, indica o Instituto.
O IPST nota que “faz um acompanhamento diário e estrito dos indicadores a nível nacional no que se refere às existências, fornecimentos e consumos de componentes sanguíneos, por forma a garantir a adoção de medidas que permitam manter uma resposta adequada às necessidades nesta época de verão em que, por via de vários fatores relacionados com os períodos de férias e as deslocações da população, o número de colheitas tem tendência a decrescer”.
De forma a resolver este problema, o IPST destaca que as medidas adotadas passam não só por manter ativa uma campanha de promoção da dádiva de sangue – ‘Precisamos da sua força solidária’ – “como também, por exemplo, por um reforço na convocatória de Dadores por SMS para as sessões de colheita programadas”. 
“Destaca-se, igualmente, o envolvimento dos serviços de sangue hospitalares no esforço de incremento do número de unidades colhidas e, naturalmente, o envolvimento das estruturas associativas de Dadores de Sangue, que desempenham um importante papel na dinamização local e apoio na programação e organização das sessões de colheita realizadas pelos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra e pelos serviços de sangue hospitalares”, nota.
O IPST sublinha, no entanto, que é necessário reforçar que é “essencial que a dádiva de sangue seja regular e faseada ao longo de todo o ano, pois só assim se poderá assegurar a disponibilidade de componentes sanguíneos sempre, quando e onde sejam necessários”.
Sublinhe-se que para ser dador de sangue basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é aos 60 anos), ter peso superior a 50 Kg e “ter hábitos de vida saudável”.
O IPST disponibiliza informação sobre a dádiva de sangue em www.ipst.pt e sobre sessões de colheita programadas para cada período de 6 dias em www.dador.pt .

Fonte: Notícias ao Minuto
NB: Os interessados e fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro podem aceder aos site http://www.adasca.pt/schedule?month=2022-09 onde estão disponíveis as datas e horários das sessões para dádiva de sangue a realizar pela ADASCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário