quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Reservas IPST envia SMS a reforçar apelo à dádiva de sangue


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está a apelar à dádiva de sangue, confirmando que os níveis das reservas estão abaixo do ideal, pelo que está a desenvolver esforços no sentido de "reforçar a colheita". Questionado pelo JN, o IPST revelou que está a enviar SMS a alertar par as sessões de colheitas programadas, a par de campanhas nas redes sociais e outros canais.
Em paralelo com as campanhas de divulgação, o IPST adiantou ao JN que tem existido um "envolvimento dos serviços de sangue hospitalares no esforço de incremento do número de unidades colhidas e, naturalmente, o envolvimento das estruturas associativas de Dadores de Sangue, que desempenham um importante papel na dinamização local e apoio na programação e organização das sessões de colheita realizadas pelos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra e pelos serviços de sangue hospitalares", lê-se na resposta escrita.

RELACIONADOS
Embora as reservas estejam abaixo do nível ideal, de momento, a reserva nacional ainda permite dar resposta às necessidades dos doentes. No que concerne à reserva do IPST, os grupos "A positivo" e "O positivo" têm reservas para cerca de 4 dias, enquanto os restantes grupos têm reservas entre os 15 e 16 dias.
Em resposta ao JN, o IPST reforça que a dádiva de sangue deve ser contínua ao longo do tempo de forma a assegurar uma disponibilidade constante dos componentes sanguíneos.

Enzo Santos » Ontem às 19:13


NB: Os interessados e fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro podem aceder aos site http://www.adasca.pt/schedule?month=2022-09 onde estão disponíveis as datas e horários das sessões para dádiva de sangue a realizar pela ADASCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário