domingo, 29 de novembro de 2015

Crítica ao Centro Hospitalar do Algarve merece unanimidade na assembleia municipal de Faro

A assembleia municipal de Faro aprovou por unanimidade uma moção apresentada pelos autarcas do PS sobre a degradação acentuada da qualidade do Serviço Nacional de Saúde no Algarve.

O documento sublinha a “manifesta inadequação” do Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) “na disponibilidade e acessibilidade dos serviços médicos existentes face às reias necessidades sentidas na região”.

O PS informou, em comunicado, que está a desenvolver um conjunto de iniciativas políticas em todos os concelhos do Algarve, para inverter a situação de “emergência” que atravessam os hospitais de Faro, Portimão e Lagos perante “a incapacidade de resposta” do atual conselho de administração do CHAlgarve, “mais preocupado em abrir guerras laborais inúteis com médicos e enfermeiros do que em melhorar o acesso à saúde na região”.

Os autarcas do PS, secundados por todos os partidos políticos com representação na assembleia municipal de Faro, exigiram uma “avaliação ao modelo de gestão hospitalar do Algarve, o funcionamento de todas as valências e serviços de especialidades existentes no Hospital de Portimão e que seja assegurada a acessibilidade adequada dos algarvios aos cuidados de saúde”.

O presidente do PS/Faro e deputado socialista, Luís Graça, sustentou que a unanimidade recolhida pela moção socialista de condenação do CHAlgarve neste órgão autárquico “reforça a justiça das críticas que ao longo dos últimos anos têm sido feitas pelos autarcas socialistas, pela secção regional do Sul da Ordem dos Médicos do Sul e pelas estruturas representativas dos enfermeiros”.


A “situação de emergência”, acrescentou, justifica “uma intervenção imediata por parte do novo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que conhece bem a dramática realidade do Algarve”.


diariOnline RS
08:21 domingo, 29 novembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário