sábado, 16 de abril de 2016

Universidade do Algarve| Celebração da Ria Formosa junta várias entidades

Celebração da Ria Formosa junta várias entidades

No âmbito do Encerramento da Semana da Ria Formosa, o Centro de Ciência Viva do Algarve lançou duas iniciativas que convida todos os órgãos de comunicação a conhecer: a Caderneta de Cromos Digital “Ria Formosa para todos os curiosos” e o “Novo aquário inframareal da Ria Formosa”. Esta celebração contou com a parceria da Universidade do Algarve.

"Ria Formosa para todos os curiosos" é uma caderneta digital resultante da parceria com o Parque Natural da Ria Formosa e com a empresa Colara, em que são dadas a conhecer não só a fauna, a flora a geologia desta área protegida, mas também o património cultural ou as ameaças deste sistema ambiental. Os interessados em aceder e completar esta coleção deverão fazê-lo no endereço http://colara.pt/riaformosa

Novo aquário inframareal da Ria Formosa

O Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem também disponível, na sua área expositiva, um aquário de 2 mil litros representativo do ambiente inframareal (ambiente submerso) da Ria e descobrir os segredos e a riqueza da parte submersa deste parque natural.

Entre as espécies exibidas encontram-se os “simpáticos e tímidos” cavalos-marinhos (Hippocampus guttulatus), uma espécie característica da Ria Formosa que se encontra ameaçada e, por isso, é protegida.

Os espécimes agora exibidos pelo CCVAlg são provenientes do laboratório do Grupo de Investigação da Biologia Pesqueira e Hidrobiologia do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, onde os cavalos-marinhos são reproduzidos em cativeiro, permitindo o desenvolvimento de estudos tendo em vista à sua preservação em meio natural. Com a sua exibição ao público, o CCVAlg pretende evidenciar as fragilidades da espécie e do ecossistema da Ria Formosa e ajudar a consciencializar a população sobre a importância de preservar e valorizar esta área protegida.

Sobre a Semana da Ria Formosa

A 1ª Semana da Ria Formosa decorreu entre os dias 4 e 9 de Abril e envolveu cerca de 1500 crianças e jovens em diversas atividades lúdicas e pedagógicas, ao ar livre, relacionadas com a Ria Formosa.

Esta iniciativa foi organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas conjuntamente com os cinco municípios com território neste Parque Natural (Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António). Teve ainda a colaboração de várias entidades, entre as quais o Centro de Ciência Viva do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade do Algarve, o Centro de Ciência Viva de Tavira, a Associação Almargem, a Associação Rias-Aldeia, as Águas do Algarve, a Algar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Marítima Nacional e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Com os melhores cumprimentos,
Laura Alves
-----------------------------------------------------------
Assessora de Imprensa
Gabinete de Comunicação

Reitoria da Universidade do Algarve
Campus de Gambelas, Ed. 2 - Piso 1, Gab. 1.7
8005-139 Faro - Portugal
Tel.: +351 289 800 099  (Ext.: 1- 302063)  
logo_UAlg_novo_
newsletterfacebooktwitterytube










Nenhum comentário:

Postar um comentário