sexta-feira, 13 de maio de 2016

360º -- A semana acaba com mais más notícias para o Governo? E a entrevista a D. Manuel Clemente

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Primeiro foi a queda das exportações, depois a subida dodesemprego, hoje (daqui a pouco, às 9h30) é conhecido o valor do PIB. A semana acabará com mais más notícias para o Governo? Os temas vão dominar seguramente o debate quinzenal a partir das 10h30, que vamos transmitir e seguir em direto.

Plano B ou anexo secreto, para 2016 ou só de 2017 para a frente? Esta vai ser provavelmente uma das primeiras explicações que António Costa dará no debate, depois da confusão instalada com as declarações que fez na entrevista à SIC. Ontem o Governo já teve de vir esclarecer  que sabe o que fazer se forem necessárias medidas adicionais (o Plano B), mas que essas medidas não estão contempladas nas contas do anexo ao Programa de Estabilidade. Será?, comprove os factos.

Plano de Estabilidade que a UTAO coloca em causa. Os técnicos do Parlamento consideram que o Governo não mostra as medidas com que pretende atingir os objetivos e colocam em causa as poupanças esperadas para reduzir o défice. Entretanto, PS e PSD passam culpas sobre o défice excessivo.

A ADSE tem novas regras. Os beneficiários vão passar a pagar por próteses, mas têm descontos noutras cirurgias, noticia o Público.
Foi morto na Síria o principal comandante militar do Hezbollah. Era o responsável pela principal unidade militar libanesa que luta ao lado das tropas sírias do presidente Bashar Al -Assad.


Informação relevante
Michel Temer é o novo presidente (interino) do Brasil. Terá um governo sem mulheres e fez um discurso em queprometeu "unificar" o Brasil, garantiu a continuidade dos programas sociais e defendeu o fortalecimento do setor privado. Já Dilma despediu-se (ou disse até já) de forma bem pessoal: "Já sofri a dor indizível da tortura. A dor aflitiva da doença. E agora sofro mais uma vez a dor igualmente inominável da injustiça”, elencou. A votação da continuidade do impeachment demorou mais de 20 horas, que se podemresumir nestes sete episódios.

Vale a pena dar um salto aos jornais brasileiros. Arnaldo Jabor eJosé Roberto de Toledo, no Estadão, falam do que consideram o verdadeiro início da crise política brasileira. O editorial da Folhadiz que o tempo é curto para Temer inverter a crise. No Globo,Zuenir Ventura escreve sobre o "triste fim de uma utopia". Na Veja, Augusto Nunes declara o "fim de um pesadelo de 13 anos".
O governo cumpriu a promessa e baixou o ISP, porque a subida do petróleo e do preço dos combustíveis lhe permite cobrar mais IVA. Problema: o imposto só baixou um cêntimo depois de há três meses ter subido seis. E de, pelo caminho, os preços finais das bombas de gasolina terem aumentado 11 cêntimos por litro. PSD fala em brincadeira.

Miguel Macedo e os restantes arguidos (17 no total) do processo vistos Gold vão todos a julgamento. O ex-ministro da Administração Interna responderá pelos crimes de tráfico de influência e prevaricação.  São quatro os casos em que é envolvido pelo Ministério Público.

Paulo Portas vai ser o novo Marcelo (internacional) da TVI. O ex-vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS terá um programa semanal de comentário sobre política internacional no Jornal das 8.
Manuel Pinho não vai ter direito a reforma ou indemnização do Novo Banco e do fundo de pensões do BES. O Tribunal Central de Lisboa chumbou o pedido do ex-ministro da Economia que exigia um acordo de pensão de reforma de 7,5 milhões de euros e a atribuição de uma pensão vitalícia de 21.500 euros mensais.

O cerco à Uber em Portugal começa a apertar-se. Oparecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes refuta duas das principais bandeiras da plataforma tecnológica e o PCP diz que a empresa não pode continuar "acima da lei" e pede multas mais altas.


Os nossos Especiais
Maria João Avillez entrevistou D. Manuel Clemente. Neste 13 de maio em que se comemoram os 99 anos das primeiras aparições de Fátima, o Cardeal-Patriarca de Lisboa
fala da Igreja, da história, do país e dos portugueses
. "Há dois mil anos, os intelectuais também não se interessavam por Jesus", diz.

É geringonça “eppur si muove” (no entanto, move-se). A Rita Tavares foi perceber como está o PS a lidar com a solução governativa que já rola há seis meses e ouviu Helena Roseta recuperar Galileu. E percebeu que estamos face a uma rotação claramente à esquerda.

Os animais são simples coisas? Perante a lei, infelizmente, sim. Mas PS, PAN, Bloco de Esquerda e PSD querem que passem a ser reconhecidos como “seres vivos dotados de sensibilidade”. Antes da discussão sobre o tema, a Catarina Falcão foi ver a relação dos nossos deputados com os seus bichos. E eles revelarem estas fotos fofinhas.

No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto uma hipótese que se pode colocar em novembro nas eleições americanas. E se Trump derrotar Hillary?

 
Notícias surpreendentes
É uma empresa de sucesso que em cinco anos e meio abriu quatro dezenas de padarias. À 40ª loja, a Padaria portuguesa quis mudar a sua imagem. A Ana Dias Ferreira foi lá espreitar. E o Presidente da República também.
Há uma nova foto oficial de Kim Jong-un. Mas é uma foto especial: pela primeira vez o líder da Coreia do Norte aparece ao natural, sem retoques ou manipulação da imagem. Os especialistas falam em manobra de marketing de aproximação ao Ocidente.

Ronaldo continua a ser o futebolista mais bem pago do mundo, segundo a revista Forbes. O internacional portuguêsganhou 72 milhões de euros na época de 2014/2015. Dos 72 milhões, 25 foram ganhos com publicidade.
Todos os anos a revista britânica AskMen pergunta aos homens de todo o mundo quais são as mulheres que mais os atraem. Depois elabora a Crush List. A de 2016 diz queestas são as 99 que andam a partir os corações do universo masculino.

Qualquer uma delas deve ter vários truques para a boa forma. Como estes 10 exercícios de um minuto que valem por três quartos de hora de treino.

Além de exercício, há sempre as sugestões para um fim de semana em cheio da Rita Cipriano. Incluem pirilampos, uma festa secreta, um Mercado à Moda Antiga e um musical inspirado em Eusébio. 
A principal sugestão, já sabe, é manter-se atento ao Observador. Encontrará toda a informação de que precisa e, domingo, uma cobertura especial dos jogos que vão decidir quem ganhará o título esta época, Benfica ou Sporting.

Um bom fim de semana (seja qual for o campeão de futebol)!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário