quinta-feira, 30 de junho de 2016

360º - Os miúdos da seleção vão fazer deste o dia M, de Portugal nas Meias-finais do Euro? E, afinal, o que disse (ou quis dizer) Schäuble?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Enquanto dormia

Duas notícias de saúde. 40,05% dos médicos do Centro têm sinais de exaustão e um quarto deles obteve uma pontuação elevada na escala de depressão, segundo dados de um estudo. No Norte, os Cuidados de Saúde estarão em "colapso financeiro", tendo já falhado pagamentos relativos a meios complementares de diagnóstico.

David Cameron já tem uma candidata oficial para lhe suceder. É Theresa May, atual ministra do Interior do Reino Unido, que promete unir os britânicos.

Em Espanha, Mariano Rajoy inicia hoje os contactos para a formação de um novo GovernoJá estendeu a mão ao PSOE e também ao Ciudadanos para um acordo alargado.

Euro 2016
20h00, Marselha. Dia M para Portugal? Dia de passagem às Meias-finais do Europeu? É isso que seleção joga hoje frente à Polónia. Numa equipa cheia, mas cheia de jovens (junto a uns quantos avôzinhos), há Renato Sanches, mas também William, João Mário, Rafa e Guerreiro. A evolução dos miúdos da seleção desde a vitória no Euro-2003 de sub-17 até hoje garante um futuro risonho. Mas garantirá o caneco? (vá lá, pelo menos a meias, ok?)

Fernando Santos está seguro de si. Diz que tem a situação bem estudada. Que não vai em cantilenas, na canção do bandido, de que a Polónia é mais fraca do que a Croácia. (dê-nos boa música então, mister)

Em Marselha, o Diogo Pombo descobriu um segurança que andou a separar a pancadaria entre russos e ingleses. E que bate na madeira para dar sorte a Portugal.

Não são de madeira (isso é de outros tempos), mas sim de ferro. Falo dos postes e das barras das balizas que neste Euro já travaram 25 remates. Normal? Aliada ao futebol, a ciência explica esta 'casualidade acidental'. Palavra do físico Carlos Fiolhais.

Ainda a Islândia. Porque vale a pena conhecer 10 curiosidades sobre a equipa sensação do Euro

Informação relevante
Alarme, aviso, ameaça ou simples polémica? Afinal, o que disse Wolfgang Schäuble, o controverso (há quem prefira incendiário, sobretudo à esquerda) ministro das Finanças alemão que pôs Portugal e os mercados em ebulição? As primeiras notícias, da conceituada Bloomberg, começaram por atribuir-lhe uma frase definitiva (a de que Portugal tinha pedido um novo resgate e que ia tê-lo). Foi o alarme. Depois vieram os esclarecimentos, do próprio primeiro e a seguir do seu porta-voz. Tratava-se afinal de um aviso. O de que se Portugal não cumprir as regras orçamentais vai ser mesmo obrigado a um novo programa.  O Governo desmentiu, Marcelo falou em ameaça. Schäuble é, de fcato, um homem de muitas polémicas. Mas haverá fogo ou é só fumo?

Helena Garrido escreve sobre as probabilidades de se confirmarem os vatícinios de Schäuble.

O balanço dos atentados em Istambul é, como não podia deixar de ser, trágico42 mortos confirmados, 239 feridos. Mas o que se sabe de facto sobre estes ataques? E como está a Turquia a lidar com o terror que, em 13 meses, já fez 278 mortos e 1300 feridos no país?

Depois do Conselho Europeu, o debate do Brexit aqueceu internamente no Parlamento inglês. Na Câmara dos Comums, Cameron, demissionário, pediu a Corbyn, resistente no cargo, que lhe seguisse o exemplo: "Por amor de Deus, vá-se embora, homem!", disse o (ainda) primeiro-ministro conservador ao líder trabalhista. Foi mais um dia pós-Brexit em que seguimos os acontecimentos de manhã à noite neste liveblog.

De Angola chegou a notícia tão esperada por alguns, mas tão inesperada para a maioria. Os ativistas detidos há mais de um ano sob acusação de rebelião para derrubar o regime -- entre eles o luso-angolano Luaty Beirão -- foram libertados e vão aguardar julgamento em liberdade. Só para recordar, foram acusados de estar a preparar um golpe de estado contra José Eduardo dos Santos por estarem a ler o livro "Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura". Sairam à rua a cantar 'liberdade'.

Na política interna, notícia para o facto de Costa ter contrariado as previsões económicas de Centeno e para a discussão parlamentar que gerou o chumbo às audições externas à CGD pedidas por PSD e CDS. Acabou com um deputado do PS a fazer uma constatação relevante: "Os cidadãos estão fartos de nós até ao tutano".

Ah, claro, ainda não houve entendimento sobre o fim da obrigação quinzenal de apresentação para desempregados proposto pelo Bloco. O Governo apenas promete rever o modelo. Outro modelo para rever, ou melhor,avaliar, é o da reposição das freguesias, pedido não só por Bloco como também pelo PCP que hoje vai a debate.

Na Justiça, imagine, já há data marcada para a leitura do acórdão BPN. (lembra-se, o caso começou há cinco anos?). Acontecerá (não se apresse, tem tempo) a 28 de abril de 2017. (sim, é isso, leu bem, daqui a um ano). Isto se não houver, claro, mais nenhum impedimento até lá. O principal arguido, Oliveira Costa, ex-secretário de Estado de Cavaco Silva, tem agora 81 anos. O caso já custou aos cofres públicos, pelo menos, 5 mil milhões de euros.

Entretanto, Macário Correia, ex-presidente da Câmara Municipal de Tavira, conheceu ontem a sentençapelos quatro crimes de prevaricação de titular de cargo público de que estava acusado. Foi condenado a quatro anos e meio de prisão, com pena suspensa por igual período. O processo era de 2009.

Os nossos Especiais

O Reino Unido votou a saída dos 28, mas os problemas não acabaram na União Europeia. Agora a 27, como é que a UE se vai desenvencilhar desta crise? Os 5 grandes dilemas que a Europa vai ter de resolver (já) vão desde questões políticas, a mais austeridade e mais segurança, até à luta demográfica de velhos vs. jovens, como foram verificar a Catarina Falcão e a Margarida Peixoto.

Notícias surpreendentes
Já marcou férias? Paciência, fica para a próxima. Ainda não? Então vai a tempo. A U.S. News & World Report escolheu os 25 melhores sítios para visitar em 2016/2017. Agora escolha.

Férias e calor rimam, claro, com um bom visual. Por isso a Ana Dias Ferreira escolheu 25 looks para este verão quente. Para dar mais uma ajudinha, fica este guia de maquilhagem só com os dedos.

Ainda agora acabou a sexta temporada e já se fala da sétima. Quer saber o que aí vem? Falo, claro, da série Guerra dos Tronos.

Mais mudanças no Facebook. Pois é, lá vem Zukerberg baralhar tudo outra vez. Uma é simples: um botão de like renovado. Outra nem tanto: o feed de notícias vai ordenar os postsde forma a que primeiro aparecem família e amigos, só depois notícias de jornais.

O melhor é mesmo ter o Observador como amigo no Facebook e em todas as outras redes sociais. E ir passando regularmente pelo nosso site onde encontrará toda a informação atualizada. Hoje, já sabe, é dia M, dia de Portugal a caminho das Meias do Europeu. Veja toda a cobertura que preparámos para si do Portugal-Polónia.

Um dia feliz e produtivo e bom jogo. Força Portugal 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário