quinta-feira, 30 de junho de 2016

Obama avisa governo venezuelano para não bloquear esforços da oposição

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, avisou hoje o governo venezuelano que não deve bloquear os "esforços legítimos" da oposição, que quer realizar um referendo para retirar do cargo o atual chefe de Estado, Nicolás Maduro.

"O processo democrático deve ser respeitado", afirmou Obama, numa cimeira da América do Norte, enquanto se encontrava com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e com o homólogo mexicano, Enrique Pena Nieto.

"E isso inclui esforços legítimos para prosseguir com um referendo consistente com a lei venezuelana", acrescentou Obama.

A Venezuela está a atravessar um conflito político, que tem provocado tensões, enquanto tenta lutar contra uma crise económica.

Obama descreveu a situação como "muito grave", e anunciou que ele, Trudeau e Pena Nieto estão unidos sobre o assunto.

"Juntos, estamos a pedir ao governo e à oposição para se envolverem num diálogo significativo e insistimos que o governo venezuelano respeite o Estado de direito e a autoridade do conjunto nacional", disse Obama.

O presidente norte-americano também acrescentou que "os presos políticos devem ser libertados."

A oposição venezuelana responsabiliza Maduro pela profunda crise económica que o país atravessa e que tem causado uma escassez de alimentos generalizada.

A oposição tem lançado esforços para remover o líder da presidência, mas Maduro desafiou-os, através do Supremo Tribunal, que segundo os seus opositores, ele controla.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário