domingo, 31 de julho de 2016

UCRÂNIA QUER CONSTRUIR UMA CENTRAL DE ENERGIA SOLAR EM CHERNOBYL


 
Alexei Furman / Sputnik
-
As autoridades ucranianas planeiam construir uma central de energia solar na zona de exclusão de Chernobyl, imprópria para vida humana desde o acidente nuclear há 30 anos.
A área total inútil é estimada em 2.600 quilómetros quadrados, um território que pode ser usado para colocar painéis solares fotovoltaicos.
O nível de contaminação radioativa em algumas áreas ao redor da estação está perto da normal, mas uma região com área igual à do Luxemburgo permanecerá imprópria para a vida humana por centenas de anos.
Nesta zona, crescem populações de animais silvestres e a vegetação tem-se tornado mais rica, mas, não há nada de útil para o homem, já que não pode caçar animais nem colher cogumelos, bagas e frutos, devido à presença de radionuclídeos.
No entanto, um dos recursos de Chernobyl pode vir a ser usado sem problemas: a energia solar.
“A zona de Chernobyl tem um bom potencial como fonte de energia renovável”, afirma Ostap Semerak, ministro ucraniano da Ecologia.
“Há aqui linhas de alta tensão que foram anteriormente utilizadas para transmissão de energia entre centrais nucleares, a terra é muito barata e temos especialistas treinados para trabalhar em centrais de produção de energia elétrica.”
A Ucrânia, cujas centrais usam carvão e gás, está à procura de alternativas para reduzir a dependência de fornecedores externos. Uma solução poderia ser a criação de grandes centrais de energia solar, já que o nível global de insolação na Ucrânia é maior do que na Alemanha, que é o líder no uso de “energia verde” na Europa.
O projeto piloto é, para já, bastante modesto. Até ao fim de 2016, está prevista a criação de um complexo de energia solar na zona de exclusão, com uma capacidade de 4 MW.
Se o projeto piloto for bem sucedido, pode vir a tornar-se um centro para criação de uma central de muito maior capacidade.
ZAP / SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário