domingo, 31 de julho de 2016

Depois do cambalacho*. ARRANCOU A 2ª VOLTA DAS PRESIDENCIAIS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Arrancou na quinta-feira a campanha para a segunda volta das presidenciais em São Tomé e Príncipe prevista para 7 de agosto. Pinto da Costa e Evaristo Carvalho são os dois candidatos à mais alta magistratura são-tomense.

O nome de Manuel Pinto da Costa, que recusa participar nesta segunda volta pelas irregularidades e erros cometidos pela comissão eleitoral, vai mesmo constar dos boletins de voto no próximo dia 7 de agosto. O presidente cessante e segundo candidato mais votado na primeira volta recusa-se a fazer campanha mas terá mesmo pela frente Evaristo Carvalho, que por pouco não ganhou a presidência à primeira volta.

O pedido de impugnação requerido conjuntamente pelos candidatos Pinto da Costa e Maria das Neves, terceiro candidato mais votado, acabou por ser indeferido pelo Supremo Tribunal de Justiça e, assim sendo, a eventual ilegalidade da primeira volta fica descartada.

Por seu turno, o candidato Evaristo Carvalho já iniciou campanha no centro-norte da ilha de São Tomé em Batepá, distrito de Mézóchi, um dos círculos eleitorais mais relevantes. O primeiro-ministro Patrice Trovoada voltou a reafirmar, em conferência de imprensa, a legalidade e a constitucionalidade da primeira volta.

Na última quarta-feira, o ministro dos negócios estrangeiros e das comunidades, Salvador dos Ramos, disse, no encontro com o corpo diplomático acreditado no país, que estão criadas todas as condições para a realização da segunda volta.

A polícia mobilizou cerca de 300 efectivos para salvaguardar a ordem e tranquilidade públicas. A campanha termina no dia 5 de agosto sendo o dia 6, o dia de reflexão.

RFI/Liliana Henriques

* Ligeira alteração do título original por PG

Nenhum comentário:

Postar um comentário