sábado, 2 de abril de 2016

Colheitas de Sangue em Abril a realizar pela ADASCA em Aveiro

A isenção das taxas moderadoras para os dadores de sangue já funcionam de novo nos hospitais públicos. Não dispense este beneficio.
Caros amigos e leitores do Litoral Centro, façam do mês de Abril, um mês diferente nas suas vidas, mais solidário para com aqueles que nem conhecemos, neste caso concreto os doentes que dependem de transfusão de sangue ou dos seus derivados.

O sangue é um dos elementos muito importante para a vida, a sua aquisição tem que vir do homem, já que sem o homem não há sangue nos hospitais e para nós é um gesto de agradecer|louvar.

Mesmo com todos os avanços da ciência, ainda não existe nada que possa substituir o sangue humano. Nem todas as descobertas e evolução da ciência conseguiram reproduzir este bem precioso que pode ser considerado o verdadeiro nesta vida. Diariamente, milhares de pessoas, em todo o mundo, dependem de um gesto solidário para poder sobreviver: Uma Dádiva de Sangue, um gesto simples que salva vidas.

Mesmo sendo produzidas gratuitamente no organismo humano, poucas são as pessoas que se dispõem a dividir esta dádiva com outras pessoas. A solidariedade então possa a ser um bem tão precioso como o sangue.

A grande motivação para doar sangue, é a continuidade da vida. É leitor doar e continuar tendo sua saúde, podendo dividi-la com outra pessoa sem a mesma sorte.

Realçamos o lado positivo  da doação, suas vantagens para o doador e para a sociedade e que doar com frequência é uma reafirmação de boa saúde física e emocional, quiçá até espiritual.

Condições Básicas para Doar Sangue
- Estar bem de saúde.
- Fazer-se acompanhar do cartão de cidadão versus bilhete de identidade.
- Ter 18 anos e menos de 65 anos.
- Primeira doação ate 60 anos
- Pesar mais de 50 kg.
- Não se deve estar de jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente.
- Evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
- Não ser consumir de drogas.
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Não estar grávida nem amamentando.
- Não ter doado nos últimos 60 dias (homens) 90 dias (mulheres)
- Nos últimos 4 meses não ter feito tatuagem ou piercings, ou algum tratamento de acupunctura como ainda de mesoterapia.
- Não ter tido contacto sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para AIDS e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
- O dador  recebera no final da dádiva  uma declaração  justificando a sua falta ao trabalho no dia da dádiva, que deve ser pedida ao administrativo no local da colheita.


Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão um sentido redobrado. Compareçam... Tragam um(a) amigo(a), nunca somos de mais.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?

Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133
Nota: o mapa de Brigadas a realizar até Dezembro do corrente ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário