quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Carrilho bate em psiquiatra no tribunal

Resultado de imagem para Carrilho bate em psiquiatra no tribunal
Antigo ministro agrediu Pedro Strecht no intervalo de julgamento.
Manuel Maria Carrilho poderá enfrentar um novo julgamento. O antigo ministro da Cultura foi esta semana acusado de dois novos crimes - ofensa à integridade física qualificada e injúria agravada - por ter agredido, em pleno tribunal, o conhecido pedopsiquiatra Pedro Strecht.
O caso remonta a 22 de janeiro de 2016 e aconteceu no intervalo de uma das sessões do julgamento do processo de promoção de proteção dos dois filhos menores de Carrilho e da sua ex-mulher Bárbara Guimarães.
O pedopsiquiatra Pedro Strecht - que ontem, contactado pelo JN, confirmou já ter conhecimento da acusação, mas recusou fazer qualquer comentário sobre o caso - tinha sido chamado ao tribunal para prestar declarações no âmbito de relatórios que elaborou para o processo. Mas, a meio do seu depoimento, a juíza entendeu fazer um intervalo e todos os intervenientes no julgamento abandonaram a sala de audiências.
Terá sido nesse interregno, no corredor do tribunal no Campus da Justiça, que Carrilho partiu para a agressão. Uma fonte próxima do processo contou ao JN que o antigo ministro da Cultura saiu da sala e "empurrou" o pedopsiquiatra, que já estava no exterior, "contra a parede". O que se passou a seguir é relatado numa súmula da acusação publicada ontem no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa: Manuel Maria Carrilho terá injuriado Pedro Strecht, "apelidando-o de "filho da mãe, "cabrão", "miserável" e "cafre"". Depois disso, o antigo ministro da Cultura foi obrigado a abandonar a sessão do julgamento e as instalações do tribunal.
Obrigado a deixar tribunal
O episódio foi presenciado pela juíza presidente encarregue de julgar o caso, por advogados e pela funcionária judicial, e o Tribunal anotou a ocorrência. O inquérito às agressões correu na 10.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.
Contactado ontem ao final da tarde pelo JN, Manuel Maria Carrilho negou ter conhecimento da nova acusação ou ter agredido o pedopsiquiatra. "Não tenho memória de qualquer episódio desse género e, como tal, desconheço qualquer acusação nesse sentido", garantiu. Já a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães recusou-se a comentar o incidente.
As supostas agressões aconteceram no julgamento em que o ex-casal disputou a guarda dos dois filhos menores. Em março do ano passado, o antigo ministro socialista acabou por ficar com a guarda do filho mais velho e Bárbara Guimarães com a da filha mais nova.
Entretanto, o processo em que Manuel Maria Carrilho é acusado de violência doméstica sobre Bárbara Guimarães ainda continua, com a próxima sessão agendada para segunda-feira de manhã.
Fonte: JN
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário