sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O regresso que vai dar que falar

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  

Mantém-se o duelo no topo da classificação da I Liga entre Benfica e FC Porto. Esta semana, os “encarnados” entram primeiro em acção, já nesta sexta-feira, recebendo um Desportivo de Chaves que, neste seu regresso à I Liga, está a realizar um campeonato tranquilíssimo (é sétimo).
Historicamente, o clube da Luz não costuma sentir dificuldades quando recebe os flavienses. A equipa de Trás-os-Montes nunca venceu na Luz em 16 encontros, tendo empatado apenas em duas ocasiões. Para além disso, os líderes do campeonato chegam a esta partida com um lastro de quatro triunfos consecutivos e sem golos sofridos. E é preciso recuar mais de um ano para descobrir a última derrota das “águias” em casa. Nada fácil para o Desp. Chaves que, por seu lado, não perde nem sofre golos há três partidas.
O FC Porto entra em acção no domingo e tem pela frente um derby com o Boavista, que tal como o Desp. Chaves, também está a realizar um campeonato tranquilo. Os portistas viram a Juventus interromper a série de seis vitórias consecutivas que tinham somado até ao jogo da Champions. Mas Nuno Espírito Santo já disse que a prioridade da temporada é o campeonato nacional. Por isso, o Benfica pode contar com o bafo do “dragão” no pescoço. Já o Boavista não perde há três encontros e procura amealhar o mais cedo possível o ponto que lhe permite garantir a manutenção (em teoria, com 30 pontos, a salvação está assegurada).
Com a campanha eleitoral para a presidência a fervilhar, o Sporting vai sábado ao Estoril defrontar a equipa de Pedro Carmona, que precisa desesperadamente de pontos para se afastar da zona perigosa da classificação. Depois de um início decepcionante, o técnico espanhol começa a obter alguns resultados e os “canarinhos” somaram dois empates e uma vitória nos últimos três jogos. Já os “leões” venceram pela margem mínima e com exibições pouco convincentes os seus dois últimos encontros. Se quiser saber o horário e as transmissões televisivas de todas as partidas da jornada da I Liga clique aqui e da II Liga clique aqui.
E, para o caso de já não se recordar, terça e quarta-feira regressa a Taça de Portugal. Estoril e Benfica, primeiro, e V. Guimarães e Desp. Chaves depois, disputam a primeira mão das meias-finais.  
Lá fora, o Planisférico fala do primeiro internacional iraquiano a chegar a capitão de equipa de um clube europeu do primeiro escalão. Mas não foi fácil a vida de Brwa Nouri, que chegou a ser detido numa rusga policial na Suécia.
Nos campeonatos internacionais, em Espanha, a jornada proporciona duelos interessantes. Há um Atlético de Madrid-Barcelona e um derby sevilhano e até o líder Real Madrid tem uma difícil deslocação ao terreno do Villarreal, sexto. Em Inglaterra, vale a pena estar atento ao jogo do Leicester City, já sem Claudio Ranieri, com o Liverpool, na segunda-feira. É que, dependendo dos resultados, o campeão inglês pode terminar a ronda no último lugar. Antes, no domingo, o Manchester United discute com o Southampton a conquista da Taça da Liga.
Já em Itália, só a líder Juventus tem uma ronda teoricamente tranquila porque o segundo (Roma) defronta o quinto (Inter de Milão) e o terceiro (Nápoles) joga com o quarto (Atalanta). E, já agora, nas apelidadas de Ligas menores, na Grécia o líder Olympiacos de Paulo Bento defronta o Panionios, segundo, enquanto na Holanda o Feyenoord pode dar um passo importante rumo ao título se vencer o terceiro, PSV.
À margem do futebol, vale a pena estar atento àquilo que Vanessa Fernandes vai dizer na segunda-feira, dia em que vai anunciar o seu regresso ao mais alto nível ao triatlo, com os olhos postos em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A medalhada olímpica portuguesa não ficou indiferente ao espírito que se vive naquela competição, como disse ao PÚBLICO, em entrevista, no Rio de Janeiro.
Nos motores são as motos que começam a acelerar. Arrancam o Mundial de Superbike, na Austrália, e de Motocrosse MXGP/MX2, em Doha, este último com a participação do português Rui Gonçalves.
No râguebi, prossegue o Torneio das Seis Nações, enquanto no ciclismo termina a Volta ao Alentejo. E no futsal, discute-se durante o fim de semana, em Gondomar, a conquista da Taça da Liga.
Quanto à habitual sugestão de leitura, trata-se, desta vez, de um texto publicado no britânico The Independent no qual se explica como o Manchester United quer encaixar mais 94 milhões de euros por ano apenas com uma aplicação que permitirá aos estimados 659 milhões de fãs dos “red devils” espalhados por todo o mundo aceder, por subscrição, à televisão do clube.
O que talvez lhe escapou no PÚBLICO
_________________________________________







Como é do conhecimento público o Posto Fixo da ADASCA, está localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt
O Mapa das sessões de colheitas de sangue para todo o ano de 2017 está disponível no site indicado acima, podendo ser copiado.
Aconselhamos os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março de 2016.
Somos Pela Vida… Juntos Pela Vida!
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário