sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Fundador do Benfica vai ter uma estátua em Lisboa

Câmara de Lisboa inaugura estátua do fundador do Benfica perto do estádio da Luz na próxima semanaResultado de imagem para Fundador do Benfica vai ter uma estátua em Lisboa
A Câmara de Lisboa vai inaugurar na terça-feira, às 16:00, uma estátua de homenagem ao fundador do Sport Lisboa e Benfica, Cosme Damião, na rotunda da Avenida Machado Santos, junto ao Estádio da Luz, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia explica que a estátua foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa de 2013, na categoria de iniciativas até 1.500 euros.
"A obra, proposta e votada pelos cidadãos de Lisboa através deste instrumento de cidadania participativa do município, terá o busto de Cosme Damião e uma placa que refere a homenagem da população a este 'símbolo da alma benfiquista'", acrescenta a Câmara.
A cerimónia de inauguração da estátua ocorre no dia em que o clube completa 113 anos.
Numa nota biográfica publicada no seu 'site', o Sport Lisboa e Benfica evoca Cosme Damião como "o homem que sonhou" o clube.
"Foi do ambicioso sonho de Cosme Damião que nasceu o Sport Lisboa e Benfica e, mais importante ainda, foi a partir dos seus valores que se moldou o clube à sua imagem, ou seja, um clube do povo, que subiu a pulso, cresceu do nada, vingou, venceu e assumiu-se como uma referência a nível mundial", refere a mesma informação.
O clube recorda, ainda, que "Cosme foi mentor, jogador, capitão, treinador, dirigente".
Fora do desporto, Cosme Damião foi embaixador de Portugal no Brasil e escritor, "uma das maiores figuras portuguesas da primeira metade do século XX e, definitivamente, o homem mais importante de sempre do futebol benfiquista", assinala o Sport Lisboa e Benfica.
Fonte: DN/Lusa
Foto: Arquivo Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário