quarta-feira, 29 de março de 2017

PJ detém futebolistas e membro de claque por suspeita de corrupção

ARQUIVO/GLOBAL IMAGENS
Detidos são suspeitos de corrupção ativa e passiva. Foram feitas seis detenções, mas há oito arguidos na operação

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, deteve esta quarta-feira seis homens e constituiu oito arguidos, no âmbito da operação Jogo Duplo II, por corrupção no desporto.

Os detidos serão cinco futebolistas da II Liga e um membro dos Super Dragões, avança o Correio da Manhã.

O CM refere ainda que três dos detidos jogam no Oriental, um alinhava no Atlético de Viseu e outro dos jogadores representou o Penafiel na época passada. São suspeitos de corrupção passiva, ou seja, seriam pagos para perder jogos no sentido de favorecer as apostas online de empresários asiáticos.


Em comunicado, a PJ confirmou a detenção de seis homens e a constituição de oito arguidos "com ligações à indústria do futebol, pela presumível prática dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito da «lei da corrupção desportiva".

As autoridades precisam que esta investigação, "que vem na sequência da operação jogo duplo, 1ª fase", diz respeito "à mesma investigação que decorre há cerca de um ano e que tem como objeto o fenómeno da corrupção no desporto como instrumento do "match fixing" de competições oficiais de futebol". Na primeira fase foram feitas 15 detenções.

Na operação da Polícia Judiciária hoje em curso foram realizadas 16 buscas domiciliárias em diversas localidades do país, designadamente, em Lisboa, Vila Franca de Xira, Ovar, Gaia, Porto, Fátima, Sesimbra, Loures, Santa Maria da Feira, Sanfins e Ermesinde. Foi apreendido "diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação", informa a PJ.

Durante a investigação em curso a Polícia Judiciária contou com a colaboração da EUROPOL e de entidades estrangeiras de monitorização de jogos, revela o comunicado, e ainda com "a importante cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol".

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário